História, perguntado por celianifutebol, 1 ano atrás

A criação de leis escritas que permitiram a passagem do regime monárquico para o aristocrático e, em seguida, para o democrático, só foi possível graças á ação dos grupos sociais menos privilegiados.

a) aponte os conflitos sociais que existiam entre eupátridas e pequenos proprietários.

b) Explique por que as leis draconianas e as de Sólon podem ser considerados, ao mesmo tempo, uma concessão dos eupátridas e um beneficio aos menos privilegiados.

Soluções para a tarefa

Respondido por RaíSilva
81

a) Os pontos de atrito era a exigência dos pequenos proprietários de terra em acabar com a escravidão por dívidas e com a concentração das melhores terras pelos eupátridas.

b) Para acalmar as agitações populares, a elite eupátrida promoveu reformas legislativas, concedendo um pouco mais de igualdade jurídica (legislador Drácon: primeiras leis escritas, de conhecimento de todos e evitando ser modificadas pelos eupátridas) e política (legislador Sólon: fim da escravidão por dívidas e instituiu o voto censitário). Mesmo assim, só a elite podiam participar do Arcontado (órgão Executivo) e as reinvindicações mais profundas como a reforma agrária foram ignoradas.

Perguntas interessantes