A criação das Redes de Atenção à Saúde contextualiza que a Vigilância em saúde deve ser organizada em forma de rede, como uma estratégia na organização dos serviços na atenção e promoção à saúde, estabelecendo, assim, diretrizes e orientações aos profissionais de saúde, na busca de auxiliar na organização e operacionalização da rede de Vigilância.
Sobre essa temática, analise as afirmativas a seguir:
I. O termo “vigilância em saúde” que tem por objetivo a observação e análise permanente da situação de saúde da população, articulando-se em um conjunto de ações destinadas a controlar determinantes, riscos e danos à saúde de populações que vivem em determinados territórios, garantindo a integralidade da atenção;
II. A vigilância em saúde deve estar cotidianamente inserida em todos os níveis de atenção da saúde. A partir de suas específicas ferramentas, as equipes de saúde da atenção primária podem desenvolver habilidades de programação e planejamento;
III. O conceito de vigilância em saúde inclui: a vigilância e o controle das doenças transmissíveis, a vigilância das doenças e agravos não transmissíveis, a vigilância da situação de saúde, vigilância ambiental em saúde, vigilância da saúde do trabalhador e a vigilância sanitária.
Assinale a alternativa que contem somente as afirmativas CORRETAS:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II.
Alternativa 2:
II e III.
Alternativa 3:
I e II.
Alternativa 4:
I e III.
Alternativa 5:
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Resposta:
alternativa 5: I,II e III.
Explicação:
Página 69
Resposta:
Alternativa 5:
I, II e III.
Explicação:
A vigilância em saúde deve estar cotidianamente inserida em todos os níveis de atenção da saúde. A partir de suas específicas ferramentas, as equipes de saúde da atenção primária podem desenvolver habilidades de programação e planejamento, de maneira a organizar os serviços com ações programadas de atenção à saúde das pessoas, aumentando o acesso da população a diferentes atividades e ações de saúde. Nesse contexto, surge o termo “vigilância em saúde” que tem por objetivo a observação e análise permanente da situação de saúde da população, articulando-se em um conjunto de ações destinadas a controlar determinantes, riscos e danos à saúde de populações que vivem em determinados territórios, garantindo a integralidade da atenção – o que inclui tanto a abordagem individual como coletiva dos problemas de saúde (BRASIL, 2010).
Explicação: