A ovogênese e a foliculogênese são eventos concomitantes e primordiais para a manutenção da função reprodutiva feminina. A respeito desses eventos, avalie as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I- Durante a prófase I, que ocorre ainda no embrião, ocorre a permuta gênica ou crossing over, na qual fragmentos de DNA são trocados entre cromátides-irmãs homólogas. Esse mecanismo garante a variabilidade gênica entre os ovócitos.
II- Cada ovogônia, diploide, dará origem a quatro ovócitos haploides.
III- As células da granulosa do folículo ovariano promovem a nutrição do ovócito e impedem que essas células completem a meiose antes do tempo.
IV- A teca interna é responsável pela produção da progesterona, da testosterona e da androstenodiona, a molécula precursora da testosterona.
Estão corretas as afirmativas:
a. I, II e III.
b. II, III e IV.
c. I, III e IV.
d. II e III.
e. I e II.
Soluções para a tarefa
Resposta:
c. I, III e IV.
Explicação:
A afirmativa I está correta. O processo de crossing over ocorre tanto nos gametas femininos quanto nos masculinos durante a prófase I da meiose. Esse processo é marcado pela permuta entre regiões homólogas de dois cromossomos.
A afirmativa II está incorreta. Cada ovogônia dará origem a um ovócito e a dois corpúsculos polares. Isso ocorre porque a divisão meiótica no sexo feminino é desigual: durante a citocinese que encerra a meiose I, a maior parte do citoplasma é direcionado a apenas uma das células-filhas, o ovócito secundário. A outra célula-filha passa a ser denominada primeiro corpúsculo polar, que apresenta conteúdo citoplasmático muito reduzido e permanece na periferia do ovócito secundário. É o ovócito secundário que sofre o processo de ovulação.
A afirmativa III está correta. As células da granulosa circundam o ovócito em desenvolvimento, protegendo-o e evitando seu desenvolvimento precoce.
A afirmativa IV está correta. A teca interna é formada no folículo ovariano multilaminar e tem como principal função a secreção hormonal.