A crase, representada com acento grave, é a contração de duas vogais idênticas. O seu uso, no entanto, segue algumas regras, não sendo, portanto, acentuadas todas as junções de vogais. Quanto a essas regras, leia as assertivas a seguir.
I. Usamos crase antes de palavras femininas e masculinas que exigem esse acento, por exemplo: “Viajamos à cavalo” ou “Escrevi à mão”.
II. Deve-se usar crase em locuções prepositivas formadas por palavra feminina mais a preposição “de”, por exemplo: “Ele viajou às custas da mãe”.
III. Todos os pronomes demonstrativos devem receber o acento grave (crase), como em: “Àquele menino está sentado ali há horas”.
IV. Antes da palavra “casa”, a crase é empregada apenas se esse vocábulo estiver especificado, por exemplo: “Fomos à casa de Mário”.
É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Vejamos:
1) O uso da crase é obrigatório: Diante de palavras femininas precedidas pelo artigo definido “a”, mas não se usa acento indicador da crase antes de palavras masculinas, (o cavalo) masculino p. 268, Portanto ERRADA.
2)O uso da crase é obrigatório: Em locucões prepositivas como: “à custa de”, a “frente de”, “a beira de” etc.p.267, portanto, CORRETA
3) Diante dos pronomes demonstrativos: aquele(s), aquela(s) e aquilo,
Só é craseado quando estiverem precedidos por verbos, ex: Eu me (refiro) ÀQUELE filme que ganhou o Oscar, no caso da questão acima, não está precedido por verbo, portanto ERRADA,
4) O uso da crase é obrigatório Diante das palavras casa e terra, exceto quando essas palavras NÃO estiverem determinadas. P.269, Ex: "Chegamos a casa tarde da noite" (não vai crase)
, "Chegamos à casa de meus pais", (vai crase) portanto CORRETA
Sendo assim a resposta correta,seria a alternativa 2 ( II, IV)