A crase é um sinal gráfico que indica a fusão da preposição “a” com outro elemento gramatical que ocorre após essa vogal.
Conforme Ferreira (2011), a palavra vem do grego Krasis e, embora seja mais conhecida como crase, gramaticalmente, se chama acento grave.
Tal tema tem total relação com outro, a regência verbal e nominal, pois o uso do acento acontece tendo em vista a relação entre o verbo ou nome e a preposição a ele relacionada, estabelecida por regras gramaticais.
A marcação gráfica, no entanto, não é realizada apenas devido a uma regra. Na verdade, o uso ou não do sinal gráfico altera totalmente o sentido do enunciado e pode, inclusive, comprometer seu entendimento.
Nesse sentido, imagine-se na seguinte situação hipotética:
Outro dia, você se deparou com uma postagem em uma rede social de uma ONG dedicada à preservação da natureza e percebeu que havia algo estranho no texto que prejudicava sua compreensão. Como estudante de letras, notou que a acentuação não estava aplicada de forma adequada à situação, por isso decidiu escrever ao editorial um email, chamando a atenção para a situação.
Assim, produza um texto, de acordo com a estrutura do gênero email, destacando o(s) problema(s) encontrados no artigo a seguir, corrigindo-os e mostrando (por meio de uma análise) aos responsáveis de que modo os problemas, quanto ao uso da crase e regência, podem afetar a leitura dos interlocutores, inclusive, em alguns pontos invertendo totalmente o ponto de vista do autor.
Lembre-se de:
1. Identificar o(s) problema(s);
2. Explicar qual(is) é(são) o(s) problema(s) e a que ordem (gramatical) se refere(m);
3. Corrigi-los, refazendo o texto completo;
4. Mostrar qual será a interpretação, caso a(s) alteração(ões) não seja(m) adotada(s).
Soluções para a tarefa
A crase deve corrigida nas situações do texto:
1. "O combate às queimadas e à extração excessiva das florestas"
2."Não podemos assistir às florestas"
Portanto, o e-mail pode ser escrito da seguinte forma:
Assunto: Sugestões de correções ao texto da ONG
Caro Sr./Sra. XXXXX,
Li o texto da ONG em relação às denúncias de queimadas e retiradas florestais, achei muito pertinente. Gostaria de sugerir duas alterações gramaticais com relação ao emprego da crase. A primeira situação seria para corrigir a frase: "...combate às queimadas e à extração excessiva das florestas", tendo em vista que na "extração excessiva" também deve ser antecedida por crase.
A segunda situação seria na sentença "Não podemos assistir às florestas...", já que o verbo assistir no sentido de acompanhar/ver apresenta como regência a preposição "a" e forma crase com o artigo de "as florestas".
Agradeço desde já atenção.
Cordialmente,
Nome do aluno.
Espero ter ajudado, bons estudos!