A corrida armamentista foi o confronto político e
ideológico que resulto no incentivo à pesquisa e
desenvolvimento de armas,
bem como
aperfeiçoamento de táticas militares. Explique a
corrida armamentista que aconteceu durante a
Guerra Fria?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Por “Corrida Armamentista” entende-se um fenômeno característico do período da Guerra Fria, que pode ser definido pela concorrência entre as grandes superpotências político-militares da época, Estados Unidos e União Soviética, pela construção do arsenal bélico, ou da arma mais tecnologicamente sofisticada e com mais poder de destruição. Essa “corrida” em busca da “arma total” teve como “pontapé” inicial o lançamento das duas bombas atômicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, nos dias 06 e 08 de agosto de 1945, por parte dos EUA.
Explicação:
Pense o seguinte, se a URSS fizesse um nova arma boa, os EUA criava uma super arma, igual a corrida espacial, quando a URSS mando Youri Gagarin, o primeiro homem a sair da Terra, e dar uma volta completa na órbita da Terra, os EUA mandou Neil Armstrong, o primeiro homen a lua.
Foi ideológica, por isso fria, eles ameaçavam atacar, mas não atacavam por saber do poder de destruição que tinham nas mãos, e parafraseando Albert Einstein: se ocorrer mais uma guerra a próxima será com paus e pedras. E assim se resume o poder de destruição com armas que tinham, mas não usavam e não usam até hoje.