A cor preta dos pelos em porquinhos da india e condicionada por um gene dominate em relacao ao gene que condiciona pelos brancos .uma femea preta que já tinha tido filhotes brancos e cruzuda com um macho branco. A probalbilidade e nascer uma fêmea branca é de: Represente o cruzamento.
Soluções para a tarefa
----------------
a | Aa | aa
1/2 femea ×1/2 branca = 1/4
A probabilidade de nascer uma fêmea branca desse cruzamento é de 1/4 ou 25%.
Vamos entender melhor.
1ª Lei de Mendel
A primeira lei de Mendel diz que há um par de fatores (alelos) determinando uma certa característica no indivíduo e que se separam na formação dos gametas.
Os alelos podem ser dominantes (C) ou recessivos (c), cujos genótipos:
- CC - Homozigoto dominante
- Cc - Heterozigoto
- cc - Homozigoto recessivo
A questão nos diz que a cor preta é dominante em relação a cor branca. Isso implica dizer que, os genótipos CC e Cc expressarão a cor preta. Já o cc, expressará a cor branca.
Como a fêmea preta já tinha tido filhotes brancos, ela carrega o alelo para a cor branca. Devido a isso, seu genótipo é Cc.
Como o macho é preto, então o genótipo é cc.
A partir do cruzamento entre eles Cc x cc, teremos:
- Aa - 50% ou 1/2
- aa - 50% ou 1/2
Assim, a probabilidade de se nascer um filhote branco é de 50%. Porém, a questão nos pergunta sobre um filhote fêmea e branco.
As chances de se nascer uma fêmea ou macho numa gestação são sempre as mesmas, 50% ou 1/2. Dessa forma, basta multiplicar essas probabilidades.
1/2 de fêmea . 1/2 de branco = 1/4 de chances de nascer fêmea e branca.
Aprenda mais sobre 1ª Lei de Mendel em: brainly.com.br/tarefa/20622146
#SPJ3