A coordenadora da sua escola identificou que professores e crianças dos anos iniciais do ensino fundamental estão com dificuldades no ensino e na aprendizagem sobre orientação espacial e na leitura de mapas e de outros instrumentos de representação, como gráficos e tabelas. Descrição da imagem não disponível Diante desse contexto, elabore um texto: - definindo os conceitos de lateralidade e de orientação espacial; - esclarecendo sobre lateralidade contrariada e suas possíveis consequências; - citando, no mínimo, três deficiências/dificuldades percebidas em adultos que não desenvolveram adequadamente sua lateralidade e sua noção espacial. Por fim, crie uma atividade pedagógica a ser aplicada em sala que trabalhe a noção espacial a partir dos conceitos de direita, esquerda, em cima, embaixo, perto, seguinte, longe.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
A noção espacial refere-se ao conhecimento do espaço externo ao corpo e pode ser representada por conceitos de esquerda, direita, em cima e embaixo.
Lateralidade pode ser definida como a propensão de o ser humano utilizar mais um lado do corpo do que o outro.
Lateralidade contrariada é aquela representada pelo indivíduo que, embora apresente o lado esquerdo dominante, por pressões sociais passou a escrever com uma falsa dominância destra. Escrever com a mão esquerda em si não é um transtorno, mas impor à criança a lateralidade não dominante para ela resulta em transtornos.
Se a lateralidade e a noção espacial não forem efetivamente trabalhadas na fase infantil, o sujeito atingirá a maturidade apresentando dificuldades, tais como: confundir esquerda com direita, dentro e fora, entre outras. Além disso, poderá apresentar dificuldades nas representações mentais, leitura e escrita, etc.
Uma das atividades possíveis é a aplicação do mapa do corpo. Um aluno se deita sobre uma grande folha de papel, e os demais contornam seu corpo. Posteriormente, eles aplicam os conceitos de em cima, embaixo, lado a lado partindo do corpo humano.
Atividades que exercitem o outro como referência também podem ser indicadas. Por exemplo, partindo da localização da turma na sala de aula, pode-se solicitar que as crianças informem respostas como "Eu estou à direita de ..." ou "Fulano está a minha esquerda".