A cooperação internacional é um mecanismo que se manifesta no sentido de trazer à comunidade mundial uma rede de colaboração para se estimular um mundo mais seguro e pacífico, livre de conflitos entre as pessoas. Portanto, possui grande importância para o desenvolvimento dos Estados.
Tendo em vista a assertiva, assinale qual o exato conceito de cooperação internacional:
Escolha uma:
a. A cooperação jurídica internacional nada mais é do que o ajuizamento de ação, pelo Autor, em um Estado que não é o seu.
b. A cooperação jurídica internacional é conceituada como uma utopia, já que jamais os países buscarão atuar em nome do bem global em detrimento de seus próprios interesses.
c. A cooperação jurídica internacional é aquela colaboração onde uma pessoa que não compõe a lide e é estrangeira traz ao processo elementos que auxiliam ao julgamento. Por isso o nome “cooperação”.
d. A cooperação internacional ocorre quando um país julga, em seu território, um caso que envolve problema de pessoas estrangeiras.
e. A cooperação jurídica internacional nada mais é do que a execução, em um território que não o do país requerente, de medidas processuais ou pré-processuais que sejam requeridas, portanto, por este Poder Judiciário estrangeiro.
Soluções para a tarefa
Olá!
A cooperação internacional compreende um mecanismo manifestado visando a trazer a comunidade mundial a uma rede colaboração que estimule um mundo mais seguro e pacífico, sem conflitos de interesses.
Em se tratando da cooperação jurídica internacional, podemos conceituar como uma utopia, pois os países nunca buscam a atuação visando o global em detrimento dos seus próprios interesses.
Sendo assim, a resposta correta é a alternativa b. A cooperação jurídica internacional é conceituada como uma utopia, já que jamais os países buscarão atuar em nome do bem global em detrimento de seus próprios interesses.
Espero ter ajudado, bons estudos!
Resposta:
A cooperação jurídica internacional nada mais é do que a execução, em um território que não o do país requerente, de medidas processuais ou pré-processuais que sejam requeridas, portanto, por este Poder Judiciário estrangeiro.
Explicação:
A cooperação jurídica internacional nada mais é do que o “cumprimento
extraterritorial de medidas processuais provenientes do Judiciário de um
Estado estrangeiro.” (ARAÚJO, 2016, [s.p.])
página 160 (citação de assimilação) do livro didático de direito internacional do AVA.