A contribuição gerencial diz respeito à importância das cooperativas no segmento do agronegócio, que, segundo dados da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), foram responsáveis, em 2010, por cerca de 49% dos empregos gerados pelo sistema. Nesse sentido, é fundamental que as empresas que atuam no ambiente “dentro da porteira” desenvolvam habilidades e profissionalização da administração, de modo que lhes garanta a competitividade no mercado globalizado. Para isso, é necessário adotar uma visão orientada para o mercado, lançando mão de modernas estratégias mercadológicas.
Fonte: ARAÚJO, A.M. Gestão de Marketing nas associações e cooperativas de agronegócio: O caso da associação dos produtores de soja e milho do estado de Mato Grosso. Dissertação (Mestrado). Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Centro de Formação Acadêmica e Pesquisa, 2013. Disponível em:
Considerando o texto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Transporte, armazenamento e comércio vão compor os agrosserviços, gerando emprego e renda dentro do sistema agroindustrial.
PORQUE
II. Os produtos gerados “dentro da porteira” precisam, então, chegar até as agroindústrias, atacadistas, varejistas para que assim, eles cheguem ao consumidor final.
A respeito dessas asserções, identifique a alternativa correta:
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa assinalada
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
CORRIGIDO PELO AVA!
Explicação:
2- e) Com a verticalização, a empresa possui independência de terceiros, obtém maior autonomia, domínio sobre a tecnologia própria e maior lucratividade.
3- c) I e IV
I. O ponto crítico para a não abertura dos mercados aos produtos brasileiros, tem sido o sistema de rastreabilidade animal, que não permite certificar sua origem nem verificar as condições de criação.
IV. O Brasil precisa implementar políticas e tecnologias que atendam exigências internacionais e evitem sanções comerciais.
4- d) V – V – F – F.
( V ) O uso dos defensivos agrícolas permitiu um enorme aumento da produtividade da agricultura, contribuindo para a queda nos preços reais dos produtos agrícolas ao redor do mundo.
( V ) É indispensável para pequenos e grandes proprietários agrícolas, que haja investimento em capital financeiro e humano (capacitação técnica) para acompanhar a evolução tecnológica do agronegócio.
( F ) Em regiões em que as condições naturais não permitam que os sistemas de produção de uma dada especialização sejam viáveis, apenas políticas públicas de financiamento de agriculturas de subsistência, garantem que não ocorra o declínio agrícola.
( F ) A modernização da agricultura no Brasil, baseada em alta tecnologia, ocorreu de forma muito homogênea sendo que os principais beneficiados foram os pequenos produtores rurais.
5- a) I e II.
I. A diversidade de clima, solo e relevo do país, propicia aptidões que favorecem o estabelecimento de empreendimentos para a produção econômica de incontáveis produtos.
II. O aumento da demografia mundial e sua consequente demanda por alimentos, leva a uma previsão de que o Brasil alcançará o patamar de líder mundial no fornecimento de alimentos e commodities ligadas ao agronegócio.