A construção desse novo Estado, rompeu, aos poucos, com os pressupostos ortodoxos e com os interesses financeiros que o defendiam; adotou medidas políticas e econômicas que visavam a recuperação de diversos ramos econômicos, possibilitando alterações graduais no aparelho econômico, graças às transformações institucionais ocorridas no interior do Estado.
Com base no estudado a respeito do governo de Getúlio Vargas, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. Com a implantação do Estado Novo, o Brasil que era dependente da produção agrária e da exportação, foi transformando-se em uma nação urbana e industrial.
PORQUE
II. O Estado voltou-se para a construção de uma indústria de base no país e se tornou o agente fundamental da modernização econômica.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b)
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
c)
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
d)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Em relação ao Estado Novo, a alternativa correta é a opção A, pois as proposições I e II estão corretas e se justificam.
Compreendendo o contexto do Estado Novo
I - Verdadeiro. Esta transformação do Estado Novo pode ser verificada com a consolidação e crescimento dos sistemas bancários da região sudeste.
II - Verdadeiro. Entre as indústrias de base consolidadas pelo Estado Novo estão estatais ligadas ao aço, extração de matérias-primas e energia, o que marcou um redirecionamento de rota para as prioridades nacionais.
Saiba mais sobre o Estado Novo em https://brainly.com.br/tarefa/29030813
#SPJ2
Anexos:
Perguntas interessantes
Matemática,
4 meses atrás
Artes,
4 meses atrás
ENEM,
4 meses atrás
Administração,
4 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Contabilidade,
9 meses atrás