A construção das hegemonias espartana e tebana contribui para o enfraquecimento da polis gregas e para a invasão macedonica?
Soluções para a tarefa
O fim da guerra tornou desnecessária a Confederação de Delos. Entretanto, os atenienses sofreriam uma grave crise econômica e social se as contribuições dos aliados parassem de afluir para a cidade: a indústria naval seria paralisada, o comércio se retrairia e numerosos remadores, mercadores e artesãos ficariam sem ocupação. Por essa razão, os atenienses obrigaram, pela força, os Estados-Membros a continuar os pagamentos, mesmo contra sua vontade. Era o início da hegemonia ateniense sobre a Grécia.
No século V a.C., Atenas foi governada por Péricles (444 a 429 a.C.) e suas instituições atingiram o máximo esplendor. Diversas obras públicas foram iniciadas, gerando empregos; os membros dos tribunais e da Assembléia passaram a receber pagamentos; as camadas inferiores puderam participar do Arcontado e Péricles cercou-se dos maiores artistas e intelectuais da Grécia, como Fídias, Heródoto e Anaxágoras.
Essa hegemonia, contudo, criou uma série de inimigos para Atenas, pois feria a autonomia das demais cidades- Estado; por outro lado, o controle exercido sobre a Grécia, pela. Confederação de Delos, desrespeitava o princípio de soberania das cidades.