a construção de grandes projetos hidrelétricos também deve ser analisada do ponto de vista do regime das águas e de seu ciclo na região. em relação ao ciclo da água, pode-se argumentar que a construção de grandes represas origem: enem
Soluções para a tarefa
Apesar de ser uma fonte de energia limpa, construção de grandes hidrelétricas pode gerar danos ambientais, econômicos, sociais e políticos.
Como danos ambientais, temos o risco de vida que as represas podem representar para os peixes, desmatamento de áreas naturais e, eventualmente, a extinção de algumas espécies.
Porém, com a construção de hidrelétricas, estamos protegendo o planeta da poluição, gerada, por exemplo, nas usinas termelétricas, além do lixo e radiação gerados nas nucleares.
Os danos econômicos podem ser: como o mundo precisa de fontes de energia limpa para se sustentar, muitos países que têm os recursos necessários estão começando a investir na construção de usinas hidrelétricas. Tanto as consequências negativas quanto as positivas são de curto prazo.
As hidrelétricas podem gerar um grande desenvolvimento econômico no local em que for construída, pois gera emprego, além de conscientizar a população local, e às vezes, até de lugares mais distantes, sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente.
A construção de hidrelétricas altera o ciclo da água da região em que é construída, pois diminui a disponibilidade de água para alguns locais, alterando chuvas. Além de ser capaz de alterar os ecossistemas mais frágeis.