A Constituição Federal de 1988 em seus Artigos 203 e 204 preconiza as diretrizes para a efetivação da Assistência Social enquanto Política Pública, estabelecendo para isso a descentralização político-administrativa, a participação social e o controle social.
BARETA, Andressa; CUNHA, Maria Cristina Araújo de Brito; CURI, Silviane Del Conte. Gestão do Sistema Único da
Assistência Social e o trabalho com família. Maringá-Pr: Unicesumar, 2016. (Adaptado). Reimpresso em 2019.
Com relação à questão da descentralização preconizada na Política Nacional de Assistência Social – PNAS/2004, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
A Política de Assistência Social é determinada pelo ente Federal, cabendo aos municípios apenas sua aplicabilidade.
Alternativa 2:
A PNAS/2004 prioriza a subordinação, vinculação e hierarquização da gestão da política de assistência social a outras políticas sociais.
Alternativa 3:
O Estabelecimento de prioridades sociais não leva em conta recortes de territórios que contenham populações com problemas, culturas e histórias similares.
Alternativa 4:
O desenho tradicional da rede de assistência social é funcional, a Administração Pública responsável pela coordenação da Política de Assistência Social é a esfera federal, sob orientação e controle do Conselho Nacional de Assistência Social.
Alternativa 5:
A descentralização diz respeito à distribuição de poderes, responsabilidades de encargos entre os três entes federados: União, Estados e Municípios, incluindo-se aí o Distrito Federal, para gerir o Fundo de Assistência Social, sob orientação e controle dos respectivos Conselhos de Assistência Social.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
RESPOSTA 5
Explicação:
PAG. 31
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Sociologia,
5 meses atrás
Inglês,
6 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
Física,
11 meses atrás