A Constituição Federal de 1988 contempla em seu primeiro artigo e primeiro inciso o principio fundamental que talvez seja o mais importante a ser protegido e que garante o poder de decisão estatal: a soberania. Soberania é um atributo do Estado que confere a ele poder de decisão. É uma das características estatais que é sempre acompanhada de dois requisitos básicos: o povo e o território, sem os quais não conseguiria exercer sua soberania. A origem do termo soberania é duvidosa, pois para alguns vem do latim “superanitas” ou no latim vulgar “superanus”. Porém, para Henriques Jr. veio do latim “super omnia”, depois ganhou uma versão medieval “superanus”, e, após, “souverainete”, vocábulo francês que deu origem a expressão.
Nesse sentido, é correto dizer que são aspectos básicos da soberania:
Agora, assinale a alternativa que responde corretamente o texto base:
Escolha uma:
a.
unicidade; indivisibilidade; inalienabilidade; imprescritibilidade.
b.
unicidade; indivisibilidade; inalienabilidade; prescritibilidade.
c.
multiplicidade; indivisibilidade; inalienabilidade; imprescritibilidade.
d.
unicidade; divisibilidade; inalienabilidade; imprescritibilidade.
e.
unicidade; indivisibilidade; alienabilidade; imprescritibilidade.
Soluções para a tarefa
É correto dizer que são aspectos básicos da soberania: alternativa a) unicidade; indivisibilidade; inalienabilidade; imprescritibilidade
A Constituição Federal de 1988 contempla em seu primeiro artigo e primeiro inciso o principio fundamental da a soberania que talvez seja o mais importante a ser protegido e que garante o poder de decisão estatal.
A soberania é um atributo do Estado que confere a ele poder de decisão. Nela reside o poder político e público de um povo, nação ou Estado, sobre seu território e seus habitantes. Portanto, soberania é a independência de qualquer Estado para criar suas leis e controlar seus recursos sem a coerção de outros Estados.
Resposta:
a) unicidade; indivisibilidade; inalienabilidade; imprescritibilidade.
Explicação:
Corrigido pelo AVA