A consolidação da República liberal (1889-1930) foi completada com a sucessão de Prudente de Morais (1894-1898) por outro paulista, Campos Sales (1898-1902), que em seu governo concebeu um arranjo conhecido como política dos governadores". Fonte: Adaptado de FAUSTO, Boris. "História do Brasil". São Paulo: Edusp, 1995, p.258. Apresente características da chamada Política dos Governadores.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Neste acordo político, os governadores de estados não faziam oposição ao governo federal e ainda instruíam os congressistas de sua base a votarem favoravelmente aos projetos do executivo. Nas eleições, os governadores usavam todos os recursos (legais e ilegais) para eleger deputados e senadores que iriam dar apoio e sustentação política ao presidente da República. Ligados a grandes proprietários rurais (coronéis), os governadores usavam o “voto de cabresto”, fraudes eleitorais e compra de votos para conseguir eleger seus representantes nas eleições.
Ao presidente da República cabia o papel de não interferir na vida política dos estados. O governo federal fazia vistas grossas à corrupção, ilegalidades de todo tipo e má administração que muitas vezes faziam parte de muitos governos estaduais.
Explicação: