A configuração dos tempos e espaços estão presentes na escola de Educação Básica, normatizando a vida das crianças desde a Educação Infantil, até às séries ou anos finais do Ensino Fundamental. Sendo assim, escolha duas crianças que frequentem um dos níveis de ensino: Educação Infantil ou anos iniciais do Ensino fundamental. Solicite a cada uma delas que descreva a rotina de um dia de escola, do momento de chegada até a hora da saída. Registre as respostas das crianças sobre o uso dos espaços, as atividades e ações realizadas, procurando conhecer o modo como são realizadas, o tempo de duração de cada uma delas, se são feitas simultaneamente, de forma individual ou coletiva, se as atividades são iguais para todos os alunos, ou se existem atividades diversificadas para alguns alunos e em quais momentos isso acontece. Em todos os aspectos, procure saber se as crianças entendem o motivo pelo qual elas realizam as atividades. Após as entrevistas, elabor
Soluções para a tarefa
Olá!
Posso utilizar como exemplo uma criança e um jovem de duas instituições que fiz monitoria para auxiliar no seu trabalho.
1 - Miguel, educação infantil.
O Miguel foi diagnosticado com autismo, então as tarefas e o cuidado deveriam ser desenvolvidos de modo a contribuir para sua rotina.
Todos os dias os pais enviavam uma lista de atividades que cumpriram com miguel e todos os dias o educador devolvia a lista com as atividades completas em sala de aula.
A contribuição foi interessante pois miguel apresentou avanços significativos completando o ano letivo sem maiores problemáticas.
2 - Thiago, educação fundamental.
O Thiago era morador de comunidade e estudava em uma instituição particular de classe média devido a uma bolsa por ser um bom jogador de futebol.
Todos os dias Thiago lidava com o preconceito por ser negro e não possuir o que seus amigos tinham como roupas e até mesmo lanche, pois a bolsa só pagava a mensalidade.
Deste modo, seu desempenho foi enfraquecendo até que uma professora realizou uma reunião com o corpo docente e eles passaram a dialogar em sala de aula sobre às diferenças e como elas podem afetar o progresso de um aluno quando vistas de forma negativa, o que contribuiu para a forma como os alunos se relacionavam com Thiago e passaram a ajuda-lo e compartilhar conhecimentos com ele pois apesar de vir de uma família pobre ele possuía grande aptidão para os esportes e para a matemática.
Até mais!