A ____________ condenava o envolvimento com a vida prática, a cobrança de juros e o lucro. Isso limitava moralmente as pessoas a gerarem riqueza, principalmente quanto à obtenção de ganhos financeiros. Já o ____________ não condenava essas práticas, pelo contrário: considerava que o enriquecimento era uma graça de Deus como recompensa pelo seu trabalho. Estamos na época dos primórdios do ____________ : o comércio na Europa estava cada vez mais ativo, a variedade de especiarias e de novos produtos intensificava o desejo de consumo. Esses fatores, dentre outros, fizeram com que uma religião que tinha a riqueza como graça de Deus tivesse uma aceitação muito rápida e disseminada.
A alternativa que preenche as lacunas do texto é, na ordem:
Escolha uma:
a. Sociedade - protestantismo – capitalismo;
b. Sociologia - protestantismo - protestantismo;
c. Igreja Católica - capitalismo - protestantismo;
d. Religião - capitalismo - capitalismo;
e. Igreja Católica - protestantismo - capitalismo;
Soluções para a tarefa
A alternativa D está correta.
Comentário complementar:
A partir da catequização dos índios, a igreja católica trouxe uma nova perspectiva para a formação da cultura Brasileira, introduzindo a população indígena nas concepções sobre a fé cristã, a alfabetização e o letramento.
Com o passar do tempo, o Cristianismo se tornou a religião número 1 do Brasil, inclusive tendo relações plurais com outras religiões, como a igreja evangélica e o espiritismo, sem contar o traço com culturas de matrizes Africanas, como a umbanda por exemplo.
Porém, sua expansão se deu a partir das boas relações com o território Europeu, entre monarcas, e, indivíduos do alto escalão, fortalecendo assim seu contato e aumentando seu poder.
O protestantismo buscava ir na contramão das cobranças indevidas como as indulgências da Igreja Católica, além de oferecer outra ótica para os dogmas estabelecidos.
Caso tenha interesse na reforma protestante:
https://brainly.com.br/tarefa/11718924