A condenação à violência pode ser estendida à ação dos militantes em prol dos direitos animais que depredaram os laboratórios do Instituto Royal, em São Roque. A nota emocional é difícil de contornar: 178 cães da raça beagle, usados em testes de medicamentos, foram retirados do local. De um lado, por mais que seja minimizado e controlado, há o sofrimento dos bichos. Do outro lado, está nosso bem maior: nas atuais condições, não há como dispensar testes com animais para o desenvolvimento de drogas e medicamentos que salvarão vidas humanas. (Direitos animais. Veja, 25.10.2013.) Sob o ponto de vista filosófico, os valores éticos envolvidos no fato relatado envolvem problemas essencialmente relacionados (A) à legitimidade do domínio da natureza pelo homem. (B) a diferentes concepções de natureza religiosa. (C) a disputas políticas de natureza partidária. (D) à instituição liberal da propriedade privada. (E) aos interesses econômicos da indústria farmacêutica.
Soluções para a tarefa
A resposta correta é de letra (A) à legitimidade do domínio da natureza pelo homem.
Bom, a questão que o enunciado aborda está relacionado com a Bioética, como uma forma de associação de analises, de exposição oral e de metodologias que iram auxiliar nas áreas de Ciências da Saúde; Biológicas; Direito e Filosófia.
Assim ajudando a desvendar e solucionar indagações éticas que foram desencadeadas pelos desenvolvimentos e a administração dessas novas tecnociências.
Por fim estaria relacionado ao poder que o homem detém na natureza, por meio das atuais tecnologias que estão sendo implementadas na saúde.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!
Resposta:
A) à legitimidade do domínio da natureza pelo homem.
Explicação:
A questão aborda a discussão da questão ética, mais especificamente da Bioética, relacionando dois pontos principais: a busca de alternativas para possibilitar uma melhor condição de vida aos humanos e o uso dos seres e elementos da natureza para a obtenção de um fim proposto. Aristóteles justifica a ética como a prática da virtude na busca do “Bem Maior”. A realização plena do homem, somente acontece na vida da cidade, sendo necessário submeter àquilo que é exterior ao homem, neste caso, a natureza, a um domínio, a um fim para alcançar uma melhor
qualidade de vida a todos. Desta maneira, o domínio da natureza tem que enfrentar situações que geram debates sobre sua validade e viabilidade. Porém deve-se considerar que para aqueles que, no caso, militam em favor dos direitos dos animais, somente puderam tomar esta atitude, devido ao seu direito enquanto seres humanos. Isto só foi possível devido às intervenções realizadas na natureza. Portanto, se
considerarmos o argumento exposto anteriormente aliado à capacidade racional do ser humano, que se revela pela ação de pensar sua própria existência e mudar aquilo que consideram essencial para sua realização, encontramos motivos mais que suficientes para justificar o domínio do meio.