A concepção de produtos de moda estabelece conexões entre conhecimentos históricos e aspectos
estéticos, culturais, sociais e simbólicos que fazem parte da história do vestuário. Um elemento do design
bastante aplicado em produtos de moda é a silhueta, que pode ser percebida antes mesmo dos detalhes
da peça serem distinguidos. Alguns designers definem a silhueta ou o shape da peça ainda na divisão do
mix de produtos, para que haja coerência e unidade nas variações de silhuetas aplicadas ao conjunto de
peças que fazem parte da coleção.
A silhueta sempre esteve presente nas mudanças da indumentária. A mais importante e icônica foi a
mudança no século XX, proposta por Paul Poiret (1879-1944), que contribuiu para a liberação das formas
femininas dos corpetes apertados e desconfortáveis que marcavam a sua silhueta.
COSGRAVE, B. História da indumentária e da moda: da antiguidade aos dias atuais. Barcelona: Gustavo Gili, 2000, p. 256 (adaptado).
Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.
I. A nova silhueta defendida por Poiret valorizava o conforto e o estilo das mulheres, como
demonstravam suas criações, caracterizadas por corte simples e reto, bem como a substituição do
espartilho pelo sutiã.
II. A silhueta costuma dividir o corpo em duas partes – superior e inferior – que precisam estar visual
e proporcionalmente equilibradas para que o resultado da composição seja harmônico.
III. A mudança na silhueta feminina no século XX foi assimilada somente durante a Primeira Guerra
Mundial, quando surgiu a necessidade das mulheres trabalharem e, com isso, virou realmente
moda o abandono do espartilho, uma vez que lhes impedia os movimentos.
IV. A silhueta tubular foi praticamente um eco dos novos padrões artísticos em vigência no século XX,
com a negação de toda e qualquer referência curvilínea e a atribuição de um aspecto andrógino
no estilo feminino.
É correto o que se afirma em
A IV, apenas.
B I e II, apenas.
C III e IV, apenas.
D I, II e III, apenas.
E I, II, III e IV.
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A alternativa E) é a correta.
A concepção de produtos de moda estabelece conexões entre conhecimentos históricos e aspectos estéticos, culturais, sociais e simbólicos que fazem parte da história do vestuário.
Os produtos da moda devem ser pensados nos aspectos do ser humano como ser vivo pensante e social, porém, também deve ser confortável o suficiente para ser usado de forma simples e sem mal-estar.
Espero ter ajudado!
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