A concepção da questão social se insere no contexto do empobrecimento da classe trabalhadora e tem sua origem atrelada ao nascimento do Capitalismo. Baseado nisso, a questão social é entendida como
Alternativas:
a)
A expressão das relações sociais e circunscreve-se no campo das disputas, pois diz respeito à desigualdade econômica, política e social entre as classes sociais na sociedade capitalista.
b)
A situação de pobreza dos cidadãos, cuja renda per capita está abaixo de meio salário mínimo.
c)
A expressão de um processo histórico, mas não está inscrita necessariamente dentro do contexto capitalista.
d)
O conjunto de condicionantes da pobreza que estabelece relação com o modo como os cidadãos individualmente aproveitam as oportunidades para o desenvolvimento social.
e)
O modo de inserção dos sujeitos no mundo do trabalho, desde as sociedades feudais e também pela proteção advinda do Estado.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
A alternativa A está correta.
Nesse sentido, o papel do assistente social é de auxiliar e contribuir para os indivíduos da camada segregada e financeiramente pobre da sociedade, que são vítimas da má distribuição de renda na economia o que acaba gerando fatores negativos como:
- A falta de educação de qualidade;
- Moradia;
- Saúde;
- Saneamento básico;
- Segurança;
- Transportes públicos;
- Oportunidade de emprego etc.
Por isso, o assistente social deve ser um profissional que atua nesse campo, fornecendo base para esses indivíduos através de programas e medidas que podem ser desenvolvidas pelo governo ou não.
Perguntas interessantes