A Comunicação Empresarial tem como principal objetivo gerenciar a imagem da empresa. Sua tarefa não é somente escrever cartas, ofícios ou memorandos, pois cabe ao setor de comunicação articular um conjunto de ações para criar, manter ou mudar a imagem da empresa e, principalmente, realizar o gerenciamento de crise. As ações devem prever possíveis ameaças, buscar soluções diante de fatos que arranham a imagem da empresa, bem como projetar caminhos para evitar futuras crises.
Vale destacar que crises nem sempre provocam resultados inteiramente negativos. Quando bem gerenciadas, podem fortalecer a imagem da empresa e prepará-la para situações semelhantes. O importante não é apenas superá-las, mas aprender com elas.
Considerando a importância do gerenciamento de crises, avalie as afirmativas a seguir.
I – A mineradora Vale, desde 2019, teve que enfrentar uma crise ambiental provocada pelo rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais. A empresa mantém em seu site um balanço de reparação informando sobre as ações de indenização, de desenvolvimento social e de recuperação do meio ambiente, ou seja, oferece reparações tangíveis às vítimas e suas famílias, sem se limitar a declarações de solidariedade, para compensar dos danos causados.
II – A Telefônica, em 2008, dez anos após privatização da Telesp, realizou um plano de comunicação com os empregados para adequar os fluxos de comunicação, evitando crises de instabilidades no crescimento e na imagem da empresa. De estratégias anteriormente voltadas para informações da área de RH, adotou uma postura de transparência na divulgação das boas e más notícias da empresa, utilizando desde newsletters impressas, bem como e-mails, murais e com acesso à intranet. A comunicação interna foi uma estratégia adotada para obter bons resultados.
III – A pandemia provocada pela Covid-19 gerou uma crise para todas as organizações. Diante desse cenário, a empresa Natura lançou em seu relatório anual 2019, publicado em 2020, um relato das medidas tomadas para o enfrentamento dessa crise, cujas ações tinham como objetivo preservar a saúde do público interno, com o trabalho remoto para as vendas e protocolos sanitários na produção, bem como o público externo, com as vendas online. A estratégia de comunicação aplicada foi acusar um terceiro, pois essa crise foi causada pela própria empresa.
IV – A falta de preservação do meio ambiente, as queimadas, o desmatamento, o baixo índice de chuvas, o desperdício, o aumento no consumo são alguns dos fatores que provocam a crise hídrica no Estado de São Paulo, neste ano de 2021. A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), que gerencia a distribuição de água lançou, em setembro, a peça publicitária, “Toks para economizar água – Abriu, Usou, Fechou”, a fim de orientar a população e diminuir o impacto causado pela crise hídrica. A empresa utilizou como estratégia de comunicação uma campanha de conscientização para o público consumidor.
É correto apenas o que se afirma em
Escolha uma opção:
a.
I e II.
b.
I e III.
c.
I, II e IV.
d.
II, III e IV.
e.
II e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
As alternativas corretas são: I, II e IV - Alternativa C
Explicação:
Fala sobre comunicação em tempos de crise. A alternativa III fala que a natura já possuía em 2019 o plano e no final, dizia que a crise foi causada por ela. Não faz sentido.
Respondido por
0
Resposta:
I, II e IV.
Explicação:
Corrigido pelo AVA
Perguntas interessantes
Geografia,
3 meses atrás
Administração,
4 meses atrás
Administração,
4 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás