A comunicação é uma ferramenta relevante para que os gestores públicos apresentem informações de utilidade pública e prestação de contas à sociedade. Deve fazer parte da rotina dos cidadãos tomar ciência a respeito das ações dos responsáveis pela administração pública, inserindo-se no contexto político-econômico das cidades, estados e países (SANTOS JUNIOR, 2012).
Fonte: SANTOS JUNIOT, E. G. A importância da comunicação na gestão pública e sua influência e relações com os interesses públicos, políticos e transparência governamental: o caso da Prefeitura de Castro – Paraná. Revista UEPG Ci Soc Apl. Ponta Grossa, 20 (2), jul/dez 2012, p.193-202.
Considerando o exposto acima, pode-se considerar que a comunicação na administração pública, visando à democracia de informações, é um instrumento de:
A
Comunicação do planejamento estratégico governamental, transparência e responsabilidade fiscal aos cidadãos.
B
Uso da imprensa a favor dos interesses públicos para aprovação dos projetos de lei benéficos aos gestores públicos.
C
Limitação das pessoas aos cargos eletivos.
D
Manobra da opinião pública para promover um grupo político.
E Manobra para esquivar os gestores públicos de situações comprometedoras, restringindo as informações pertinentes aos cidadãos.
Soluções para a tarefa
Resposta correta: Letra E
Podemos justificar tal alternativa pelos seguintes motivos: é a única alternativa que condiz com uma parte do fragmento do enunciado, aquela que fala sobre “os cidadãos tomar ciência a respeito das ações dos responsáveis [...]”, portanto, corrobora com a parte da alternativa E que expõe a restrição das informações aos cidadãos.
Além disto, usando como exemplo o que está acontecendo esses tempos em nosso país, a alternativa E concorda bastante com o processo que ocorre, em que um indivíduo esquiva de situações comprometedoras por meio da comunicação e restrição desta comunicação.
Resposta:
Alternativa: A
Explicação:
Através da compreensão do conteúdo do tema 05 da rota da aula 04 (páginas 23 a 23) observa-se que: A comunicação na administração pública deve se estruturar na comunicação interna e externa, prestando contas à sociedade a respeito de suas ações. As informações devem ser disponibilizadas à sociedade de forma transparente, ética e útil, sem o intuito eleitoreiro. As práticas de comunicação na administração pública devem ser democráticas e não apenas para promoção de cunho político ou interesse particular do gestor público. A comunicação na administração pública baseia-se em temas de interesse coletivo e não em abusos políticos.
Espero ter ajudado.