"A comuna medieval legou ao estado moderno uma sólida tradição de intervenção na vida econômica e social. Ela não era indiferente a nenhuma das atividades profissionais e comerciais de seus burgueses, e exercia sobre os estrangeiros uma vigilância sem indulgência.
Os Estados monárquicos dos séculos XV e XVI encontraram, pois, neste tesouro de experiências e de regulamentos, os primeiros elementos de sua política econômica; numa certa medida, o mercantilismo que começa a se afirmar na França e na Inglaterra na segunda metade do século XV estendeu aos limites das jovens monarquias nacionais as preocupações e as práticas das cidades da Idade Média."
DEYON, Pierre. O mercantilismo. São Paulo: Perspectiva, 2001, p. 14.
Conforme apresentado no fragmento acima por Pierre Deyon (2001), o mercantilismo pode ser considerado uma forma de administração do tesouro real, adotada por governos absolutistas da Europa, a partir do século XV. Com base nessas informações, assinale a opção correta sobre a definição de mercantilismo para Pierre Deyon:
Alternativa 1: Permaneceu em vigor, nos Estados nacionais europeus, no período que vai do século XVII ao século XVIII. Busca assegurar eleições constitucionais, com a participação de todos os cidadãos. Trata-se do momento histórico do desenvolvimento das políticas nacionais, na época do nascimento da democracia (DEYON, 2001, p. 104).
Alternativa 2: Foi o fenômeno de expansão das fronteiras dos Estados nacionais no período que vai do século XV ao XVIII. O objetivo era garantir um excedente de terras, porque este era considerado o único meio para um país desprovido de minerais argentífero, aurífero e carente de produtos agrícolas para a manutenção básica do seu povo. É uma etapa histórica da ampliação dos territórios nacionais, na época do capitalismo comercial (DEYON, 2001, p. 104).
Alternativa 3: Pode ser definido como um conjunto de práticas jurídicas vigentes nos Estados nacionais entre os séculos XV ao XVIII. Em linhas gerais, promove a existência do direito consuetudinário, porque este é o direito que surge dos costumes da sociedade, emergindo como uma garantia de manutenção dos direitos ancestrais, considerados indispensáveis à prosperidade da nação e ao poder do Estado. (DEYON, 2001, p. 104).
Alternativa 4: São as práticas sociais dos Estados nacionais no período que vai do século XVIII ao século XIX. Procura assegurar reformas sociais e trabalhistas em larga escala, iniciando um processo de prosperidade da nação e ao poder do Estado. É uma etapa histórica do desenvolvimento das conquistas sociais, na época do capitalismo comercial (DEYON, 2001, p. 104).
Alternativa 5: Trata-se de uma doutrina voltada para a prática econômica dos Estados nacionais no período que vai do século XV ao século XVIII. Procura assegurar um excedente das exportações em bens e em serviços sobre as importações, porque este é o único meio para um país desprovido de minerais argentífero e aurífero de atrair os metais preciosos, indispensáveis à prosperidade da nação e ao poder do Estado. É uma etapa histórica do desenvolvimento das economias nacionais, na época do capitalismo comercial (DEYON, 2001, p. 104).
Marquei como correta a Alternativa 5
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Nas palavras de Deyon (2001), o mercantilismo:
É a doutrina e a prática econômicas dos Estados nacionais no período
que vai do século XV ao século XVIII. Procura assegurar um excedente
das exportações em bens e em serviços sobre as importações, porque
este é o único meio para um país desprovido de minerais argentífero e
aurífero de atrair os metais preciosos, indispensáveis à prosperidade da
nação e ao poder do Estado. É uma etapa histórica do desenvolvimento
das economias nacionais, na época do capitalismo comercial (2001, p.
104).
Página 37 do livro História Política e Econômica da UNICESUMAR
realtonerpr:
Exatamente!
Respondido por
2
Alternativa correta: E
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Física,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás