“[...] a compreensão do mundo se faz à medida que lhe damos sentido e agimos sobre ele. Precisamos de interpretações, de teorias, por mais simples que sejam, a fim de ‘organizar o caos’. Toda vez que os ‘esquemas de pensamento’ nos faltam, sentimos que o chão nos foge dos pés... Ao considerar o conhecimento no sentido mais amplo possível, percebemos que ele se faz no enfrentamento contínuo das dificuldades que desafiam o Homem. E, como tal, não é fruto exclusivo da razão, mas também dos sentidos, da memória, do hábito, da imaginação, das crenças e desejos. Chamamos senso comum essa primeira compreensão do mundo resultante da herança fecunda de um grupo social e das experiências atuais que continuam sendo efetuadas. Pelo senso comum, fazemos julgamentos, estabelecemos projetos de vida, adquirimos convicções e confiança para agir.”
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Temas de filosofia. São Paulo :Moderna, 1992. p. 56.
De acordo com o texto:
I. Fruto exclusivo da razão, o senso comum resulta da reflexão e é isento de influências sensoriais e emocionais.
II. As ações humanas podem partir da mera repetição do modo como outras pessoas agiram anteriormente em situações semelhantes.
III. O conhecimento herdado dos antepassados, ao qual adicionamos os resultados das experiências atuais, é chamado de senso comum.
IV. O senso comum trata-se de um conjunto de opiniões que nos permite interpretar a realidade e nos ajuda a avaliar, julgar e agir.
Estão corretas as alternativas:
(A)
I e II
(B)
I, II e IV
(C)
II e IV
(D)
II, III e IV
(E)
I, II e III
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A II, III e IV estão corretas, portanto letra D
Perguntas interessantes
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
História,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás