A compreensão do lúdico na área escolar infantil não se realiza apenas como uma atividade recreativa, mas a partir do reconhecimento de seu potencial como recurso pedagógico para o processo de aprendizado. Portanto, é fundamental que os educadores da educação infantil entendam que, no brincar as crianças também aprendem e se desenvolvem. Assim, é interessante resgatar o lúdico no ambiente escolar de maneira que o mesmo desperte a vontade de aprender, brincando, a criança aprende a socializar-se, a conviver, a perder, a ganhar, por isso, a utilização da ludicidade em sala de aula a partir dos brinquedos, brincadeiras e jogos conduzem as crianças a novas descobertas e experiências, enriquecendo assim o processo de ensino-aprendizagem destas.
PEREIRA, Drielle Rodrigues. A Contribuição dos jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem
de crianças de um CMEI na cidade de Teresina. Revista Fundamentos, v. 2, n. 2, 2015.
Enquanto os jogos e as brincadeiras foram perdendo espaço na sociedade entre os adultos, para a infância eles ganharam cada vez mais importância, em especial com os avanços dos estudos na área da psicologia infantil. Considerando esse contexto, analise as asserções abaixo:
I. Segundo Vygotsky (1979, p.45) “a criança aprende muito ao brincar. O que aparentemente ela faz apenas para distrair-se ou gastar energia é na realidade uma importante ferramenta para o seu desenvolvimento cognitivo, emocional, social, psicológico”.
PORQUE
II. Na brincadeira, a criança enfrenta desafios e conflitos, e a partir dessas vivências ela é naturalmente levada a refletir e buscar soluções na convivência com o outro, com as coisas e com o mundo a sua volta.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Sobre a compreensão do lúdico e da importância das brincadeiras para o desenvolvimento infantil, é correto afirmar que as asserções I e II são proposições verdadeira, sendo que a II é uma justificativa correta da I (alternativa 1).
A importância de atividades lúdicas
As brincadeiras infantis consistem em atividades lúdicas que devem ser incentivadas tanto no ambiente escolar como domiciliar, principalmente na primeira infância. Elas são de extrema importância para o desenvolvimento cognitivo, emocional, psicológico e social das crianças.
Isso se deve ao fato de que, nessas brincadeiras, as crianças experienciam, mesmo que por meio da imaginação, situações e desafios que requer resolução de problemas ou interação com outras pessoas.
Outra questão sobre o lúdico:
https://brainly.com.br/tarefa/18476192
#SPJ1
Resposta:
alternativa: 1
Explicação: