A compreensão do fenômeno religioso em nosso país e dentro da temporalidade do tempo presente, demanda que estejamos atentos a dadas ocorrências expostas pela mídia. Desse modo, leia com atenção a notícia que segue:
Brasil registra uma denúncia de intolerância religiosa a cada quinze horas; maior parte de religiões de matriz africana
“O som do atabaque ecoa dentro da Igreja do Rosário dos Homens Pretos de São Benedito misturado ao canto para Iansã e ao cheiro de flores. Dentro da igreja estão representantes de diversas religiões, de católicos a hare krishna, em um ato contra a intolerância religiosa. A cena é um registro da anual Festa do Rosário que aconteceu no último domingo (19) e marca uma das mais fortes manifestações contra o racismo no sul do Brasil. A celebração culmina com a lavagem das escadarias da igreja e com cortejo pelo centro histórico de Curitiba. Candieiro, ativista há mais de 30 anos e coordenador de Igualdade Racial da Prefeitura de Curitiba, é também o idealizador da manifestação que busca valorizar e dar visibilidade à história negra. “A Festa do Rosário rasga o véu da invisibilidade do povo negro em Curitiba”, conta. Ele critica a ideia de Curitiba como uma suposta capital europeia, ignorando a importância dos negros para a cidade. “Eu não sei que amnésia deu nos historiadores e nos escritores oficiais, mas o negro não aparece nesses registros”, ironiza.
A partir desse relato jornalístico, analise as afirmativas abaixo:
I. O texto enfatiza a questão do racismo, definindo isso como uma problemática social, porém, sugere que não há preconceito religioso no Brasil.
II. O texto enfatiza a ausência de empatia religiosa para com religiões de matriz africana, que é um comportamento também decorrente do racismo.
III. A expressão “Eu não sei que amnésia deu nos historiadores e nos escritores oficiais, mas o negro não aparece nesses registros” é uma crítica a uma história que não enfatiza tais grupos, e suas religiões, nos processos históricos.
IV. A expressão “O som do atabaque ecoa dentro da Igreja do Rosário dos Homens Pretos de São Benedito misturado ao canto para Iansã e ao cheiro de flores”, expressa uma situação de combate aos conflitos religiosos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Resposta:
II, III e IV
Explicação:
estão corretas
Perguntas interessantes
Saúde,
5 meses atrás
Administração,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás
Português,
11 meses atrás