A compreensão das interações intermoleculares é importante para racionalização das propriedades físico-químicas macroscópicas, bem como para o entendimento dos processos de reconhecimento molecular que ocorrem nos sistemas biológicos. A tabela abaixo apresenta as temperaturas de ebulição (TE), para três líquidos à pressão atmosférica. Analise-a e responda em que substância as interações intermoleculares são mais fracas. Justifique. *
URGENTE!!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
As interações intermoleculares são mais fracas na acetona.
Explicação:
Para podermos chegar nessa conclusão, teremos que analisar quais interações intermoleculares ocorrem em cada molécula e isso refletirá na temperatura de ebulição da mesma.
Podemos ver a água possui a maior temperatura de ebulição desses três compostos, isso dá-se ao fato de sua molécula formar ligações de hidrogênio com outras moléculas de água. (relembrando, ligações de hidrogênio é um tipo de interação intermolecular que ocorre entre Flúor, Oxigênio ou Nitrogênio ligados ao hidrogênio)
No etanol, temos a presença de ligações de hidrogênio também, porém não são mais fortes do que as presentes na água.
Na acetona, podemos ver que não possui ligações de hidrogênio, está presente, ao invés disso, ligações dipolo-dipolo, ou dipolo permanente.
A conclusão de que a acetona possui as forças intermoleculares mais fracas dá-se pela temperatura de ebulição. Quando ocorre a ebulição há uma certa quebra das ligações intermoleculares que mantém as moléculas na forma líquida, então, temperaturas maiores, mais difícil a quebra dessas interações.