Após a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945) , os Estados Unidos da América (EUA) e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URs ) firmaram-se como os Estados mais poderosos do mundo, tanto economicamente quanto militarmente. Essas potências eram governadas sob sistemas sociais e econômicos opostos, o capitalista e o socialista, e estenderam sua liderança a outros países, formando os blocos capitalista e socialista. Essa disputa pela influência sobre outras nações (hegemonia) ficou conhecida como Guerra Fria, já que as duas potências nunca se enfrentaram diretamente no campo de batalha. O confronto entre elas só ocorreu no campo diplomático, caracterizado principalmente pelo apoio a guerras em outras regiões, como as guerras da Coreia, do Vietnã e do Afeganistão.
Com o fim da Guerra Fria, em 1989, vários países deixaram o bloco socialista e aderiram à economia de mercado, típica do sistema capitalista. Com isso, os Estados Unidos emergiram como a grande potência mundial, com reflexos na economia, na sociedade e na cultura de todo o planeta.
(preciso de um resumo disso de 6 linhas até terça, agradeço desde já❤)
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
(Isso serve amg?)
Após a Segunda Guerra Mundial , os Estados Unidos da América e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas firmaram-se como os Estados mais poderosos do mundo, tanto economicamente quanto militarmente. Essa disputa pela influência sobre outras nações ficou conhecida como Guerra Fria, já que as duas potências nunca se enfrentaram diretamente no campo de batalha. Com o fim da Guerra Fria, em 1989, vários países deixaram o bloco socialista e aderiram à economia de mercado, típica do sistema capitalista.
moonrts:
marque como melhor resposta pfv
Perguntas interessantes