a) Como os nutrientes e os gases chegam a todos os lugares de nosso corpo humano?
b) Por que sentimos sede após realizar alguma atividade física?
c) Qual a relação da respiração com a alimentação?
d) Ouvimos a todo momento recomendações sobre o consumo de líquidos, que deve consistir em reduzir a ingestão de refrigerantes e aumentar o consumo de água. Qual a diferença entre eles? Que efeitos têm em nosso organismo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A- Ambos são transportados através da corrente sanguínea. O oxigênio, através das hemácias, células responsáveis por transportá-lo à todos tecidos do corpo
B-é um sinal que o corpo dá quando precisa de reposição de água.
C-A principal relação é que os alimentos são a fonte de glicose e outros nutrientes para os animais e a respiração é o processo de realização de trocas gasosas para a obtenção de O2 e eliminação de CO2 (o primeiro é necessário para a respiração celular, que converte glicose até CO2 e H2O com produção de energia (ATPs) e o segundo é o resultado desse processo).
Sem o alimento que contém a glicose ou outros açúcares, em última análise não poderá haver a respiração celular, pois não há a fonte primária das reações químicas. Por outro lado, sem respiração sistêmica também não há O2 para alimentar o ciclo de Krebs (série de reações que compõem a respiração aeróbica das celulas.
D-O refrigerante possui ingredientes que nada contribuem para a saúde. O açúcar ou adoçante (no caso dos light ou zero) provocam a queima de vitaminas e minerais da dieta. Em excesso, o refrigerante aumenta as taxas de glicose e triglicerídeos. É uma bebida viciante, devido à presença de cafeína.