a) Como o organismo de um bebê recém-nascido se protege dos patógenos, considerando que seu sistema imunológico não está totalmente formado? ,b) Quais são as formas de imunização artificial (desenvolvidas pela Ciência) para ampliar a proteção do nosso corpo contra os antígenos? ,c) Quais as diferenças entre soros e vacinas? ,d) Se uma pessoa sofrer um acidente com jararaca, qual o tipo de soro que ela receberá quando estiver hospitalizada? ,e) Depois de estudar esse material, você considera a Ciência importante? Por quê?
Soluções para a tarefa
A) Os recém-nascidos e lactentes jovens apresentam seu sistema imunológico imaturo, o que os torna mais suscetíveis aos agentes infecciosos presentes nesse período. Sabe-se que os neonatos são mais vulneráveis às infecções que as crianças e os adultos. Diferenças observadas na imunidade inata e adaptativa são responsáveis pelo prejuízo das defesas do neonato. Os defeitos da imunidade adaptativa requerem o contato prévio com antígenos, enquanto o sistema inato não necessita de experiência imunológica prévia.
B) Vacinas e Soros.
C) As vacinas são usadas na prevenção de viroses e doenças bacterianas. Os soros, por sua vez, não promovem uma imunização ativa, uma vez que, nesses casos, são inoculados anticorpos previamente produzidos em outro organismo. No caso dos soros, dizemos que ocorre uma imunização passiva.
D) Soro anti-botrópico ou soro anti-ofídico (polivalente).
E) ESSA RESPOSTA É PESSOAL!