a) Como e por que o território da Alemanha foi dividido após o término
da 2ª Guerra Mundial?
Soluções para a tarefa
A divisão do território da Alemanha, foi uma grande marca da derrota alemã na Segunda Guerra Mundial. Além disso, foi resultado de uma grande tensão que viria a se criar na Europa nos próximos anos que se tratava da “Guerra Fria”.
As quatro grandes potências da época (Reino Unido, França, Estados Unidos e União Soviética) dividiram a Alemanha em quatro zonas de ocupação para fins administrativos. Esse acordo foi ratificado durante a Conferência de Potsdam.
Esses países dividiram o território em duas partes:
Existia a Alemanha Ocidental (Capitalista), na qual estavam sob o controle da Região: Estados Unidos, França e Reino Unido. A Alemanha Oriental (Comunista) estava sob controle da União Soviética. As diferenças entre esses dois países irá acirrar o processo de bipolarização mundial da Guerra Fria, em que as grandes potências mundiais disputavam áreas de influência. Essa divisão acabou em 31 de agosto de 1990.
Leia mais sobre a Alemanha Oriental e Ocidental em: https://brainly.com.br/tarefa/8722647
Além de ser uma personagem principal na Primeira e na Segunda Guerra Mundial, a Alemanha participou de outro evento emblemático para a sua história: a Guerra Fria. Nela, o seu território foi dividido em duas partes, algo que é frequentemente cobrado em provas de vestibulares de todo o Brasil.
Quer saber mais sobre a divisão da Alemanha e descobrir quais foram as causas que levaram a esse episódio? Então, continue a leitura e descubra agora mesmo!
Divisão da Alemanha
O território alemão foi, por muitos séculos, altamente fragmentado. A unificação alemã consistiu em um processo longo que envolveu a conquista de pequenas regiões e foi, junto com a unificação italiana, um período considerado tardio historicamente.
O que os alemães não imaginavam é que a fragmentação de seu território voltaria a acontecer, de certa forma. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, os países vencedores do conflito — União Soviética e Estados Unidos — dividiram a Alemanha em duas porções: ocidental e oriental.
Também ocorreu a participação de outras nações nesse processo, como o Reino Unido e a França. No entanto, elas estavam em sincronia com as medidas capitalistas dos Estados Unidos e, para as provas, a divisão didática é mais simples e aborda apenas as duas principais potências do período.
O maior símbolo desse evento foi a construção do Muro de Berlim, que literalmente dividiria a capital alemã em duas. A capital da Alemanha Oriental ficou com a cidade de Dresden, enquanto Bonn passou a ser a sede do governo da porção Ocidental do país.
Contexto histórico
O contexto histórico para a divisão alemã foi o fim da Segunda Guerra Mundial. A partir daí, uma série de sanções e obrigações foram aplicadas à Alemanha, que se viu novamente em estado de calamidade, uma situação parecida com a enfrentada após o fim da Primeira Grande Guerra.Os lados leste e oeste tinham diferenças marcantes entre si. Enquanto a porção capitalista recebia apoio das nações “parceiras” e se desenvolvia industrialmente, a parte socialista sucumbiu e sua população passou por grandes dificuldades. Eles ficaram, por exemplo, sem energia elétrica por quase um ano entre 1948 e 1949.
Apesar disso, as duas Alemanhas eram parte da ONU (Organização das Nações Unidas). Na OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), apenas a parte Ocidental era participante.
Causas
A principal causa da divisão da Alemanha foi o fim da Segunda Guerra e os resultados obtidos com esse conflito. O objetivo inicial era fazer a partilha do território e utilizá-lo para reaquecer a economia da Europa, fortemente afetada pelos gastos da guerra e suas perdas humanas.
Além disso, podemos citar como razão para essa polarização o embate entre os grupos econômicos do socialismo e capitalismo. As nações envolvidas na divisão tinham opiniões diferentes sobre o que devia ser feito com o território.
Enquanto os EUA buscavam investir na região e torná-la próspera, a União Soviética tinha interesses de recuperar o prejuízo que teve com os custos do combate. Por isso, as causas são ideológicas, financeiras e de interesse.
Consequências
Algumas consequências observadas com a divisão da Alemanha são:
mudança no mapa da região;
surgimento de novos conflitos de interesse entre as nações envolvidas;
surgimento de uma grande desigualdade social entre os lados da Alemanha.
Além disso, a divisão entre o leste e oeste da Alemanha é um problema que até hoje não foi devidamente superado. Atualmente, ainda é possível encontrar discrepâncias no desenvolvimento da parte ocidental e oriental, ainda que a diferença esteja diminuindo com o passar do tempo.
Queda do Muro de Berlim
A queda do Muro de Berlim foi um evento que aconteceu em 1989. Ele simboliza o fim da dominação na região e marca a reunificação Alemã e o fim da Guerra Fria.
A principal causa para esse evento foi a “derrota” do bloco socialista e, consequentemente, a vitória do lado capitalista do globo.