a) Como Celso Castro vê a Proclamação da República
b) No texto, Celso Castro minimiza o papel de oficiais como o major Benjamin Constant na Proclamação da República. Justifique.
c) Compare a visão do autor da fonte 1 à da autora da fonte 2 sobre a proclamação da República.
d) Em dupla. Qual das versões vocês consideram mais convincentes? Justifiquem.
Soluções para a tarefa
a) Celso Castro vê a Proclamação da República como um golpe militar.
b) Celso Castro minimiza o papel de oficiais porque ele considera que foi a juventude militar que seduziu Benjamin Constant e não o contrário.
c) Semelhança: os dois textos veem a Proclamação da República como um golpe de estado.
Diferença: o texto de Celso de Castro apresenta os militares como únicos responsáveis por esse "golpe"; já o texto de Emília Viotti também aponta os fazendeiros e a classe média como participantes desse ato.
d) Resposta pessoal.
a) De acordo com a leitura realizada do trecho da obra de Celso Castro, o mesmo indica que a proclamação da república no Brasil, que teve a participação efetiva dos militares obteve êxito principalmente não pela liderança de Benjamin Constant, mas da participação ativa da "mocidade militar" em seduzir e influenciar o seu líder para os ideais republicanos.
b) Ao se analisar os trechos das diferentes obras, observa-se que Celso Castro possui uma interpretação que indica a participação e a execução da proclamação da república majoritariamente pelos militares enquanto que a historiadora Emília Viotti defende que a proclamação da república ocorreu por uma convergência de diferentes setores além dos militares, como os fazendeiros do oeste paulista e a classe média urbana.
c) A historiografia mais recente possui uma interpretação mais direcionada para o entendimento da historiadora Emília Viotti. De fato, a proclamação da república seria a culminância de uma série de eventos no Segundo Reinado que desagradaram diversos setores do período.
Para saber mais, acesse em:
https://brainly.com.br/tarefa/35520909