História, perguntado por lauraeamanuele, 11 meses atrás

A) Comente como era a educação nas escolas na época dos jesuítas

B) O que determina a Constituição de 1988 sobre escolas?

C) As escolas brasileiras atuais mantê, a mesma organização e currículo que as escolas jesuítas do período colonial? Justifique tomando como exemplo sua escola e outras que você conhece

Soluções para a tarefa

Respondido por gabriella8392
4

a)

A Companhia de Jesus foi fundada por padres jesuítas ao qual surgiram em 1534 fundado por Inácio Loiola, com o objetivo de promover o catolicismo, já que na época estava surgindo a reforma protestante. Os primeiros jesuítas chegaram ao Brasil para promover uma educação formal para os índios.

Os primeiros jesuítas a chegarem ao Brasil vieram com a caravana de Tomé de Souza em 1549. O objetivo dos jesuítas era catequizar os índios, para isso primeiramente teriam que ensiná-los a ler e a escrever. Ao longo de 20 anos de ensino, os jesuítas construíram cinco escolas de educação elementar e três colégios.

Na grade de ensino, era lecionada ciência sagrada e teologia. As missões jesuíticas transformaram as aldeias em verdadeiras colônias de Portugal. Educar os índios não era uma tarefa fácil, sendo assim dividiram se em varias colônias para dar conta da demanda.

Os padres faziam parte de um regime privados de muitas coisas e preparados para viverem distantes e preparados para diversas condições. Os padres organizavam os índios em regimes que combinavam trabalho e religiosidade. Todo acesso ao conhecimento na época era controlado pela igreja.

A ação da igreja foi de extrema importância nos traços culturais de nosso país, onde ate hoje predomina a fé católica. Além da ajuda financeira que a igreja fornecia, os jesuítas usavam os índios como mão-de-obra para atividades agrícolas. Isso acarretou que a Companhia de Jesus acumulasse muitos bens, como fazenda de gados, olarias engenhos eram administrados pela ordem de padres.

O fim dos jesuítas no Brasil se deu por conflitos com Bandeirantes, que disputavam por terras cultivadas pela ordem dos padres. No final de 1760, o reino de Portugal ordenou definitivamente a saída dos Jesuítas do Brasil.


lauraeamanuele: Obrigada :3
gabriella8392: de nada
Perguntas interessantes