a) Com base no fragmento acima, e também em suas pesquisas, explique qual é a importância que o filósofo grego atribui à relação entre o homem e a cidade, ao afirmar que somos um animal político.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Aristóteles observa que o homem é um ser que necessita de coisas e dos outros, sendo, por isso, um ser carente e imperfeito, buscando a comunidade para alcançar a completude. E a partir disso, ele deduz que o homem é naturalmente político. Além disso, para Aristóteles, quem vive fora da comunidade organizada (cidade ou Pólis) ou é um ser degradado ou um ser sobre-humano (divino).
Explicação:
Segundo Aristóteles o homem é animal político pois sempre busca está em sociedade para alcançar objetivos. O ser humano precisa de atributos e de partilhar conhecimento para sobreviver, dessa forma, somos seres imperfeitos necessitados de uma ordem ( política) para a subsistência, alcançar a completude.
Diante disso, ele afirma que os homens são naturalmente seres políticos. E quem não participar de um pólis ( cidade) é um ser corrompido ou uma entidade divina.
O homem é um ser de razão e por isso sabe discernir o certo do errado, o que é justo e injustos, assim sendo modos de bom senso para viver em sociedade.
Para Aristóteles a felicidade plena do ser humano provém unicamente quando está inserido em uma sociedade, pois o homem é um ser político por natureza, está em sua essência. Sendo assim, a política como Aristóteles a concebe está estritamente ligada à moral.
- Segue o trecho dissertado por Aristóteles:
"É evidente que a cidade faz parte das coisas naturais, e que o homem é por natureza um animal político. (...) Como dizemos frequentemente, a natureza não faz nada em vão; ora, o homem é o único entre os animais a ter linguagem [logos]. (...) "
Para mais informações, acesse:
Quem foi Aristóteles: https://brainly.com.br/tarefa/1470493