A classificação permite formação de grupos, cujas características são semelhantes entre si, facilitando assim o estudo. Os critérios escolhidos são: Morfológicos, Fisiológicos e Genéticos. Para cada critério deste citado, indique qual contribuição cara um se refere ao ser classificar os seres vivos:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Morfologia: A descrição morfológica baseia-se na observação das estruturas presentes no corpo dos seres, o que direciona o estudo das organizações estruturais dos organismos, possibilitando comparações entre os diferentes tipos de organizações estruturais, ou seja, a anatomia comparativa.
Fisiologia: A descrição fisiológica baseia-se na compreensão do funcionamento de um organismo, sendo responsável por desvendar todos processos físicos e químicos envolvidos na manutenção da vida.
Mas não basta saber, por exemplo, quais são os órgãos que compõem um organismo, é fundamental compreender todo o seu funcionamento e as atividades desenvolvidas por cada uma dessas estruturas.
Genética: A descrição genética baseia-se no estudo dos genes e os mecanismos que garantem a hereditariedade.
Explicação: Resumindo, cada um desses critérios são responsáveis por, alguma parte que compõem um ser vivo.
A morfologia pela parte exterior do ser vivo.
A fisiologia pela parte interior do ser vivo.
A genética pela parte hereditária de um ser vivo.
Assim, contribuindo para o agrupamento de acordo com suas características comuns, bem como por suas relações de parentesco evolutivo.
Através desse sistema, os biólogos buscam conhecer a biodiversidade, descrevendo e nomeando as diferentes espécies e organizando-as de acordo com os critérios que definem.