A classificação dos Custos da Qualidade se dá por categorias, sendo abordada de diferentes formas pelos autores. Contudo, se observarmos atentamente, verificamos que as classificações se assemelham em alguns pontos. SILVA, J.M.; OLIVEIRA, R. Custos da Qualidade. Maringá-PR.: Unicesumar, 2016. Com relação à classificação dos custos com a qualidade, associe as alternativas a seguir: I - São gastos que objetivam assegurar a não produção de produtos, componentes e serviços insatisfatórios ou defeituosos (ROBLES, 2003). II - São os custos associados à mensuração do nível de qualidade obtido, ou seja, estão relacionados à inspeção para garantir que as exigências dos consumidores sejam atendidas. III - Ocorrem porque o sistema de verificação não obteve sucesso na detecção de todos os defeitos antes da entrega do produto ou prestação do serviço ao cliente (SAKURAI, 1997). IV- Ocorrem devido à existência de defeitos nos produtos ou falhas no serviço prestado, estando relacionados às falhas internas, ou seja, aquelas identificadas antes do despacho do produto ou prestação do serviço ao cliente (ROBLES, 2003) ( ) Custos de prevenção. ( ) Custos de avaliação/inspeção. ( ) Custos de falhas internas. ( ) Custos de falhas externas.
Soluções para a tarefa
A resposta correta é a alternativa 3) I, II, IV e III:
( I ) Custos de prevenção.
São gastos que objetivam assegurar a não produção de produtos, componentes e serviços insatisfatórios ou defeituosos (ROBLES, 2003).
( II ) Custos de avaliação/inspeção.
São os custos associados à mensuração do nível de qualidade obtido, ou seja, estão relacionados à inspeção para garantir que as exigências dos consumidores sejam atendidas.
( IV ) Custos de falhas internas.
Ocorrem devido à existência de defeitos nos produtos ou falhas no serviço prestado, estando relacionados às falhas internas, ou seja, aquelas identificadas antes do despacho do produto ou prestação do serviço ao cliente (ROBLES, 2003)
( III ) Custos de falhas externas.
Ocorrem porque o sistema de verificação não obteve sucesso na detecção de todos os defeitos antes da entrega do produto ou prestação do serviço ao cliente (SAKURAI, 1997).