A classificação dos artigos médico-hospitalares depende da aplicação do utensílio e será exigido um nível de descontaminação específico. Na área da saúde, cada instrumento ou utensílio utilizado é um transmissor de infecções em potencial. Marque a opção correta quanto à classificação dos artigos médico-hospitalares:
I- Artigos não críticos – são os que não entram em contato com pacientes ou que interagem apenas com a pele íntegra e apesar de apresentarem baixo risco de transmissão de infecções podem servir de disseminação de microrganismos entre os pacientes.
II- Artigos semicríticos – são os artigos que entram em contato com a membrana mucosa que reveste os órgãos internos, como tubo digestivo, intestino ou pulmões, ou com a pele não íntegra. A pele íntegra é impermeável a microrganismos, mas, se estiver rompida, permite o ingresso destes.
III- Artigos críticos – são aqueles que penetram em tecidos ou têm contato com o sangue, portanto, possuem alto risco de infecção.
IV- Artigos semicríticos – são aqueles que penetram em tecidos ou têm contato com o sangue, portanto, possuem alto risco de infecção.
a. A sentença I está errada e a sentença IV está correta.
b. A sentença II está errada e a sentença IV está correta.
Corretac. As sentenças I, II e III estão corretas e a sentença IV está errada.
d. As sentenças II e III estão erradas.
e. As sentenças I e IV estão corretas e a sentença III errada.
RESPOSTA : c. As sentenças I, II e III estão corretas e a sentença IV está errada.
Soluções para a tarefa
Resposta:
c. As sentenças I, II e III estão corretas e a sentença IV está errada
Explicação:
Resposta Correta: C
Comentário: Artigos não críticos – são os que não entram em contato com pacientes ou que interagem apenas com a pele íntegra e apesar de apresentarem baixo risco de transmissão de infecções podem servir de disseminação de microrganismos entre os pacientes.
Artigos semicríticos – são os artigos que entram em contato com a membrana mucosa que reveste os órgãos internos, como tubo digestivo, intestino ou pulmões, ou com a pele não íntegra. A pele íntegra é impermeável a microrganismos, mas, se estiver rompida, permite o ingresso destes.
Artigos críticos – são aqueles que penetram em tecidos ou têm contato com o sangue, portanto, possuem alto risco de infecção.