A classificação de que algum comportamento seria "moral" ou "imoral" produz efeitos semelhantes a afirmação de que uma conduta seria "ética" ou "antiética ", isto acontece porque estes dois termos são cotidianamente utilizados como se fossem conceitos equivalentes, e mesmo em obras clássicas de nosso campo de estudo a qualificação "moral" é utilizada na apreciação do comportamento ético. Há que se reconhecer, entretanto, a existência de importantes diferenças entre estes conceitos. Nesse contexto analise as afirmações acerca de ética e moral a seguir: i - etimologicamente, a palavra "moral" deriva do termo latim moralis, cujo significado se aproxima de "relativo aos costumes" ii - a ética trata-se de um conjunto de normas que regulamenta a conduta dos indivíduos em sociedade, em conformidade com as tradições, referências educacionais e culturais, e práticas rotineiras. Iii - tanto a ética quanto a moral buscam a orientação do que é certo e errado no agir humano. Iv - a moral, fundamenta sua apreciação na razão e consciência pessoais, ainda que considerando as repercussões e influências sociais deste ato. Está correto apenas o que se afirma em: escolha uma:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa correta: d) I, III e IV, apenas.
Explicação:
Apenas as alternativas I, III e IV se apresentam como corretas. O erro na segunda alternativa está no fato da asserção não considerar que a ética analisa e busca compreender o indivíduo bem como seu espaço e o conjunto de ações que deve ou não tomar.
Baseado nas alternativas corretas, a ética se apresenta como um saber contínuo, ou seja, que se desenvolve a partir das questões sociais apresentadas. Além disso, a ética apresenta fundamentos que esclarecem a forma como nós enquanto indivíduos devemos nos organizar e nos relacionar em sociedade.
Por fim, a ética está relacionada ao respeito da essência das normas, dos valores, das prescrições e até mesmo das exortações presentes em qualquer realidade social.