A andragogia é uma teoria que está voltada para a aprendizagem do adulto. Contudo, pode acontecer de em situações em que o modelo andragógico não provoque resultados. Na prática, isso significa que os educadores têm a responsabilidade de verificar o que é aplicável em cada situação. Nesse sentido, analise as seguintes situações de aplicabilidade do método andragógico quando os: i - aprendizes são realmente dependentes – entram em uma área de conhecimento desconhecida, sem possuir experiência anterior. Ii - alunos não compreendem a relevância de uma área de estudo para as tarefas ou os problemas de vida. Iii - educandos precisam acumular certo conjunto de conhecimento especializado, a fim de atingirem um desempenho necessário. Iv - alunos não sentem a necessidade interna de aprender o conteúdo. V - alunos apresentam ao educador suas demandas e situações de vida. São exemplos de situações em que o método andragógico não é recomendado:
Soluções para a tarefa
Resposta:
A alternativa correta que mostra os casos onde não é possível aplicara andragogia é a letra d) I, II, III e IV.
Explicação:
A sentença I mostra o caso são de alunos dependentes, que não possuem experiência acerca de um certo tipo de conhecimento, neste caso o método da andragogia não é recomendado.
A sentença II mostra um caso que a andragogia não é recomendada, pois os alunos neste método devem relacionar o conteúdo à vida prática.
A sentença III mostra um caso em que a andragogia também não é recomendada, já que o foco não é construir conhecimento especializado, mas conhecimento geral, amplo e prático.
A sentença IV também mostra um caso onde a andragogia não se aplica, já que este método pressupõe que os alunos queiram aprender e busquem conhecimento.
Por fim, a sentença V explica um caso ideal para se aplicar a andragogia: os alunos mostram suas demandas e conseguem aplicar o conteúdo aos problemas práticos cotidianos.
Resposta:
D) I, II, III e IV
Explicação:
O método convencional, em algumas situações é necessário, principalmente quando: os aprendizes são realmente dependentes – quando entram em uma área de conhecimento desconhecida, sem experiência anterior nesta área; desconhecem relevância de uma área de estudo para as tarefas ou os problemas de vida; precisam acumular certo conjunto de conhecimento especializado, a fim de atingirem um desempenho necessário e não sentem a necessidade interna de aprender o conteúdo.