A civilização grega formou-se da miscigenação de diferentes povos que passaram a habitar a península Balcânica e ilhas vizinhas entre os anos 2000 a.c e 1000 a.c. Um desses povos foi o aqueu , que fundou ali importantes centros urbanos , como Micenas e Tirinto . A respeito dos aqueus , responda : A)Como era a organização política, espacial e econômica de suas cidades? B)Cite exemplos de tradições culturais assimiladas pelos aqueus a partir de seu contato comercial com os diferentes povos que habitavam as regiões costeiras do Mediterrâneo
Soluções para a tarefa
A origem da civilização micênica foi pelo povo Aqueus. No ano de 2000 a.C. um conjunto de pessoas consideradas como seminômades, com origem indo-europeia mudou para a região da Grécia, com o objetivo das terras férteis para a plantação.
As condições de vida dos Aqueus eram melhores do que dos povos encontrados naquelas terras gregas. A evolução dos povos Aqueus era comparada de forma que ele viviam na Idade do Bronze e os povos que já viviam na Grécia, eram considerados como ainda na Idade da Pedra. Contudo, como a força militar dos Aqueus era maior do que dos Pelágios (povos que já vivam na Grécia), eles dominaram as terras e passaram a viver lá.
Além da civilização micênica, os Tirintos tiveram grande importância nas áreas urbanas, econômicas e políticas, que tinha como principal característica o comércio, no qual foi a base para que dominassem a economia da região do Mediterrâneo Oriental. Nesse período, vários palácios, templos e fortalezas foram construidos.