Química, perguntado por neylsogsilva2019, 7 meses atrás

A Cinética Química estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que a influenciam.

O conhecimento e o estudo da velocidade das reações são muito importantes em termos industriais, e também estão relacionados ao nosso dia-a-dia, como por exemplo, quando colocamos um alimento na panela de pressão para acelerar seu cozimento.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


As reações químicas ocorrem com velocidades diferentes e estas podem ser alteradas, porque além da concentração de reagentes e produtos, as velocidades das reações dependem também de outros fatores como:

Temperatura: quando se aumenta a temperatura de um sistema, ocorre também um aumento na velocidade da reação. Aumentar a temperatura significa aumentar a energia cinética das moléculas.

Superfície de contato: um aumento da superfície de contato aumenta a velocidade da reação. Um exemplo é quando dissolvemos um comprimido efervescente triturado: ele se dissolve mais rapidamente do que se estivesse inteiro, isto acontece porque aumentamos a superfície de contato que reage com a água.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Pressão: quando os participantes de uma reação são gasosos e se aumenta a pressão desse sistema gasoso, aumenta-se a velocidade da reação. Isso porque o aumento da pressão diminui o volume, intensificando as colisões das moléculas.

Concentração de reagentes: quanto maior a concentração dos reagentes maior será a velocidade da reação. Um exemplo é quando pegamos uma amostra de palha de aço e reagimos com ácido clorídrico concentrado e com ácido clorídrico diluído.

Luz: Algumas reações químicas se processam com maior velocidade em presença de luz, como por exemplo, a decomposição da água oxigenada. Por isso é que determinados produtos são comercializados em frascos escuros.

Catalisadores: os catalisadores são substâncias que aceleram o mecanismo sem serem consumidos durante a reação. Este fato ocorre porque permitem que a reação tome um caminho alternativo, que exige menor energia de ativação, fazendo com que a reação se processe mais rápido. Um catalisador possui a propriedade de acelerar a reação, mas não aumenta o rendimento, ou seja, ele produz a mesma quantidade de produto, porém, num período de menor tempo.



Cinética química se relaciona com a cocção de alimentos.

Publicado por Líria Alves de Souza

Compartilhe!

  

Artigos Relacionados



Aerossol: um tipo de coloide

Entenda o que caracteriza o aerossol como um tipo de coloide e veja exemplos de aerossóis líquidos e sólidos.



Análise Gráfica da Velocidade das Reações

Veja um estudo de como é realizada a análise gráfica da velocidade das reações e passe a compreender melhor os gráficos usados na Cinética Química.

Crioscopia

Você já ouviu falar de crioscopia? Não? Clique aqui e entenda!



Energia de Ativação e Complexo Ativado

Estudo do conceito de energia de ativação em cinética química, condição indispensável para a formação do complexo ativado e ocorrência da reação.



Expressão da velocidade de uma reação química

Conheça todas as regras utilizadas para a determinação da expressão da velocidade de uma reação química.



Influência da Pressão no Deslocamento do Equilíbrio Químico

Entenda porque ocorre um deslocamento do equilíbrio químico quando alteramos as concentrações dos reagentes ou dos produtos em uma reação reversível.



Influência da pressão na velocidade das reações

Veja qual é a influência da pressão na velocidade das reações químicas que envolvem gases.



Inibidores e venenos de catalisador

Entenda qual é a ação dos inibidores e dos venenos de catalisadores ou anticatalisadores, muito presentes em reações feitas nas indústrias.



Mistura de soluções com solutos diferentes

Aprenda a calcular a concentração de uma mistura de soluções com solutos diferentes que não reagem entre si e a concentração dos íons formados.



Oxidorredução

Entenda a definição de reação de oxidorredução e outros conceitos relacionados, tais como Nox, oxidação, redução, agente oxidante e agente redutor



Pressão Osmótica

Para impedir que a osmose ocorra é só aplicar uma pressão externa, denominada pressão osmótica, sobre a solução mais concentrada.



Velocidade das reações químicas

Faça uma introdução ao estudo da Cinética Química por meio deste artigo sobre a velocidade das reações


Soluções para a tarefa

Respondido por sthephanymaria58
1

Resposta:

Ao nosso redor e mesmo dentro de nós existem diversas reações químicas que ocorrem e estão até mesmo ocorrendo simultaneamente neste momento. Dentre todas essas reações, existem aquelas que são bastante rápidas, como, por exemplo, a reação do sódio metálico com a água (reação bastante violenta e instantânea). Logo abaixo temos uma figura que ilustra isso:

O sódio (à esquerda) reage de forma rápida com a água; já o magnésio (à direita) interage muito mais lentamente com ela

Já outras reações são mais moderadas, sendo fáceis de serem observadas, como a combustão de materiais orgânicos, a decomposição térmica de sais, a transformação dos alimentos pela ação de bactérias, a queima de uma vela, etc.

Outras ainda são bastante lentas, sendo de grande duração e podendo levar dias, anos ou até mesmo séculos. O petróleo, por exemplo, é o resultado da decomposição de matéria orgânica de milhares de anos e a fermentação do suco de uva usado na produção de vinho pode demorar meses para ser completada.

O estudo e o conhecimento da velocidade dessas e de outras reações são importantes principalmente para a indústria. Todavia, mesmo no nosso dia a dia nos deparamos com fatos relacionados a essa rapidez das reações. Por exemplo, quando colocamos a carne no congelador, fazemos isso para que a taxa de desenvolvimento ou a rapidez da reação de decomposição da carne diminua. Ou então quando colocamos o feijão para cozinhar na panela de pressão, estamos buscando o objetivo contrário, isto é, acelerar a velocidade de cozimento do alimento.

Essa possibilidade de alterar a velocidade de uma reação é muito importante. Degradar o lixo em poucas horas ou fazer com que um alimento leve anos para se deteriorar são sonhos que todo cientista gostaria de conseguir e toda a sociedade sairia lucrando. Existem alguns feitos, porém, que já foram alcançados graças ao estudo da cinética química.

Um exemplo é o uso de catalisadores pela indústria. Catalisador é uma substância que acelera a velocidade de uma reação, sendo que ele não participa dos produtos da reação: ao final do processo, sua massa e composição são totalmente reconstituídas. Com isso, reações que demorariam muito e que gerariam pouca quantidade do produto desejado pela indústria agora podem ser feitas com maior velocidade, acabando com o prejuízo que provavelmente os fabricantes teriam.

Assim, em alguns casos é importante acelerar o processo; por outro lado, um exemplo de reação que é desejável que ocorra de forma mais lenta é o envelhecimento, que na realidade são um conjunto de complexas oxidações biológicas


neylsogsilva2019: valeu mais eu só repostei a resposta da pergunta para uma amiga ver
neylsogsilva2019: mesmo assim obrigado
Perguntas interessantes