A ciência é um conhecimento racional dedutivo e demonstrativo como a matemática, portanto capaz de provar a verdade necessária e universal de seus enunciados e resultados, sem deixar nenhuma dúvida. O trecho resume qual concepção de ciência e filosofia?
Soluções para a tarefa
Resposta:
racionalista
Explicação:
A noção descrita é uma noção tipicamente racionalista.
Por fundar sua especulação no critério da evidência (que é evidência racional, não da percepção nem dos sentidos), Descartes é considerado um racionalista, que vê a razão como única instancia de valor ao homem.
O homem é substancia pensante. Dessa valorização que emana o espirito apriorista e anti-histórico que informará todo o século seguinte e que culminará, de forma dramática, na Revolução Francesa.
Há duas barreiras ao racionalismo clássico:
- empirismo, que aparece com John Locke, uma espécie de antípoda de Spinoza: nós não conhecemos nada por pura razão. Tudo, inclusive os princípios da lógica, vêm pela experiência sensível. Do Século XVI até metade do XVIII o mundo é marcado por isso, por essa dualidade sem solução, pois fundadas em um pensamento linear:
- O método anterior - escolástico - de investigsção, postulava colocações aparentemente antagônicas que indicariam alguma premissa comum escondida. Evitava-se, assim a invenção de hipóteses e edifícios tão unilaterais. Não ocorreria, ao filosofo medieval, desenvolver uma filosofia linear, como ocorre aos empiristas e aos racionalistas.
Por definição, o saber científico consiste na investigação de um recorte da realidade, observado por um método que virá a confirmar uma hipótese inicial sobre o funcionamento deste recorte.
Da neurologia à cetologia, a ciência busca estas confirmações para elaborar o conhecimento mais universal possível, ainda que sempre dividido em infinitas áreas do conhecimento.
O saber filosófico, por sua vez, é sempre um saber aproximativo. Quando alcança alguma verdade, dificilmente conseguirá comunicá-la e, certamente, não conseguirá retê-la - do mesmo modo como não se mostra um pensamento, conforme mostra o texto.
A preocupação da filosofia é individual, não universal: é relacionar a própria consciência com a ordenação do conhecimento e vice-versa.
Assim, um saber pode e deve conversar com o outro, mas a redução de ambos ao cargo de único saber válido é uma distorção da realidade.
Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/15879628