A ciência ativa rompe com a separação antiga entre a ciência (episteme), o saber teórico, e a técnica (techne), o saber aplicado, integrando ciência e técnica. Do ponto de vista da ideia de ciência, a valorização da observação e do método experimental opõe a ciência ativa à ciência contemplativa dos antigos; assim também, a utilização da matemática como linguagem da física, proposta por Galileu sob inspiração platônica e pitagórica, e contrária à concepção aristotélica.
MARCONDES, D. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008 (adaptado). Nesse contexto, a ciência encontra seu novo fundamento na
A) utilização da prova para confirmação empírica.
B) apropriação do senso comum como inspiração.
C) reintrodução dos princípios da metafísica clássica.
D) construção do método em separado dos fenômenos.
E) consolidação da independência entre conhecimento e prática.
Soluções para a tarefa
Alternativa Correta: A) utilização da prova para confirmação empírica.
Com o nascimento da ciência ativa, a ciência encontra seu novo fundamento na utilização da prova para confirmação empírica. O método empírico-analítico é um modelo do método científico baseado na experimentação e na lógica empírica, que juntamente com a observação dos fenômenos e suas análises estatísticas, é o mais amplamente utilizado no campo das ciências sociais e das ciências naturais .
Sua contribuição para o processo de pesquisa é principalmente o resultado da experiência. Esses métodos possibilitam revelar as relações essenciais e as características fundamentais do objeto de estudo, acessíveis à detecção sensoperceptual, por meio de procedimentos práticos e diversos meios de estudo. Sua utilidade destaca a entrada em campos inexplorados ou nos quais se destaca o estudo descritivo.
Resposta:
ALTERNATIVA CORRETA É A (A)
Explicação: