A cidade pós-industrial modernista, caracterizada pelo urbanismo monofuncional, é marcada pela ausência do conteúdo simbólico, a perda do sentido socioespacial e de identidade entre o habitante e a cidade. Resultante de uma busca por soluções para os problemas da sociedade industrial no século XX, a configuração da cidade modernista, focada na funcionalidade, é baseada em uma nova organização espacial, fundamentada em um zoneamento rígido das funções específicas do território urbano.
Le Corbusier, arquiteto e urbanista modernista, estabeleceu uma divisão das cidades em quatro funções: habitar, trabalhar, cultivar o corpo e o espírito, e circular. Tal pensamento resultou em projetos de cidades formados pela desagregação de áreas residenciais, de lazer, serviços, comércio, indústrias, etc.
Por consequência, a expansão urbana contemporânea, focada nas teorias urbanas modernistas, se deu sob um modelo de ocupação dispersa, resultando em uma baixa densidade urbana e, consequentemente, uma maior ocupação e espalhamento do tecido. Determinada configuração urbana dispersa exige uma grande estrutura viária, e define um maior distanciamento entre as vias principais (de alto fluxo e velocidade) e os edifícios (habitacionais, institucionais, comerciais, serviços, industriais).
A respeito do urbanismo disperso, resultante do conceito de planejamento das cidades implementado na sociedade durante o período moderno pós industrial, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) A dispersão urbana acarreta no intenso uso de veículos para transporte de mercadorias e pessoas, o que resulta na poluição do ar através da emissão de gases.
( ) O urbanismo disperso gera espaços públicos e ruas com intensa circulação de carros e pessoas, além de viabilizar áreas para inserção de arborização dentro das cidades.
( ) O urbanismo disperso, quando implantado, maximiza a eliminação de florestas, a apropriação dos recursos naturais, a demanda por consumo e energia, e a produção de resíduos em excesso, além de exercer grandes danos no ciclo hidrológico.
( ) O urbanismo disperso impacta significativamente a mobilidade urbana, e principalmente as atividades dos pedestres, visto que, se torna necessário que indivíduos percorram grandes distancias em trajetos desconfortáveis e inseguros para se deslocarem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Escolha uma:
a.
V – V – V – F.
b.
V – F – V – V. correto corrigido AVA
c.
F – V – V – F.
d.
V – F – F – F.
e.
F – F – V – F.
Soluções para a tarefa
Respondido por
26
Resposta:
b.
V – F – V – V.
Explicação:
correto corrigido AVA
Respondido por
6
Resposta:
b. V – F – V – V.
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA
Perguntas interessantes
Geografia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás