A cidade, na visão latino americana, na década de 1960, inaugurou também a reflexão latino-americana sobre urbanização e desenvolvimento em "países periféricos". Os autores Aníbal Quijano e José Nun, entre outros, elegeram a teoria: I - Da marginalidade e da pobreza como seu principal foco de atenção POR QUE II - Esse paradigma, que sempre forneceu explicações veladamente funcionalistas à desigualdade socioeconômica, será por isso criticado por estudiosos urbanos brasileiros. Assinale a alternativa CORRETA: a. Afirmação II é verdadeira, mas não justifica a afirmação I, que é falsa. b. A afirmação I é falsa e a afirmação II também é falsa c. A afirmação I é verdadeira e a afirmação II é falsa. d. A afirmação II é verdadeira e complementa a afirmação I, que também é verdadeira. e. A afirmação I é verdadeira, mas não complementa a afirmação II, que também é verdadeira.
Soluções para a tarefa
Respondido por
62
A resposta certa é a letra: d. A afirmação II é verdadeira e complementa a afirmação I, que também é verdadeira.
niziardsantos:
correto
Respondido por
0
A resposta correta é a letra d, pois os autores Quijano e Nun promoveram a teoria da marginalidade e pobreza como foco e dava explicações funcionalistas aos problemas sociais. Essas teorias são rejeitadas pelos estudiosos brasileiros.
Estudiosos urbanos brasileiros
Os pesquisadores brasileiros rejeitaram o paradigma da marginalidade. Eles demonstraram que a marginalidade resulta de problemas estruturais da sociedade, rejeitando a ideia de que ela é causada pelo problema de integração social.
As ideias de espoliação urbana e periferização ganharam destaque, analisando subjugação dos trabalhadores no capitalismo e a expansão urbana que excluiu essas pessoas do acesso aos bens coletivos.
Leia sobre a Urbanização: https://brainly.com.br/tarefa/5667349
#SPJ2
Perguntas interessantes