Direito, perguntado por brenno2009, 1 ano atrás

“A cidade acenava a todos com a possibilidade de maior liberdade, proteção, ocupação e melhores ganhos, embora para muitos tais promessas não chegassem a cumprir-se. No carregado ambiente urbano, a pobreza, o alcoolismo, os nascimentos ilegítimos, a violência e a promiscuidade tornavam-se notáveis e atingiam os membros mais frágeis do novo sistema, particularmente os que ficavam fora da cobertura das leis e instituições sociais. A aglomeração, conjugada a outros fatores como as condições sanitárias, tinha outras consequências deletérias sobre a população urbana, especialmente sobre os mais miseráveis. A fome, a falta de esgotos e de água corrente nas casas, o lixo acumulado e as precárias regras de higiene contribuíam para a proliferação de doenças e a intensificação de epidemias que elevavam as taxas de mortalidade da população em geral, e dos pobres, das crianças e parturientes em particular.”(Quintaneiro, T. et al. Um toque de clássicos
. Belo Horizonte: UFMG, 2002 p. 10).

A descrição acima diz respeito ao cenário da Revolução Industrial inglesa do século XVIII. Ao relacionar a descrição acima com a miserabilidade presente nas áreas urbanas na atualidade, é possível concluir:
A)Trata-se de um processo superado pela história, pois, na atualidade, as políticas públicas conseguiram extirpar a miserabilidade das áreas urbanas.
B)Trata-se de um fenômeno típico do mundo capitalista, pois as áreas urbanas ainda apresentam alto grau de miserabilidade entre seus cidadãos.
C)Trata-se de um fato específico da Inglaterra no século XVIII, pois a formação da classe trabalhadora e as políticas públicas de urbanização possibilitaram a superação da situação de pobreza extrema da população.
D)Trata-se de um fenômeno típico das cidades portuárias, que recebem muitos estrangeiros, comprometendo as condições sanitárias e consequentemente a saúde da população.
E)Trata-se de um fenômeno contemporâneo associado ao aumento do desemprego urbano e rural.

Soluções para a tarefa

Respondido por oana7096
26

Olá!

A Revolução Industrial teve início em meados do século XVIII, na Inglaterra e em poucas décadas se espalhou pela Europa Ocidental e Estados Unidos. Marca um período histórico de transição da produção manufaturada para a produção por máquinas.

Uma das consequências desse período é o avanço do sistema capitalista que trouxe muitas inovações tecnológicas, mas que – ao tirar o trabalho do artesão e do camponês, favorecendo o surgimento de grandes indústrias – também propiciou o êxodo rural.

Dessa forma muitas famílias se aventuraram em busca de empregos nas cidades grandes que não possuíam estrutura pública básica, como o saneamento por exemplo, ocasionando situações de miséria conforme relatado no trecho dos escritos de Quintaneiro.

Resposta: Alternativa B


Perguntas interessantes