Sociologia, perguntado por saIgueiro9787, 3 meses atrás

"A cidadania é uma ideia dinâmica que se renova constantemente diante das transformações sociais, dos contextos históricos e principalmente diante das mudanças de paradigmas ideológicos. A cidadania conhecida na antiguidade clássica não é a mesma cidadania pela qual lutamos hoje e nem a que aspiramos concretizar nas gerações futuras. As ideias iluministas foram muito importantes para o desenvolvimento do que hoje entendemos por cidadania. Os filósofos iluministas, sobretudo John Locke, Voltaire e Jean-Jacques Rousseau, formularam as bases para a percepção moderna da relação entre Estado e indivíduos, ao conceber o ser humano como um indivíduo dotado de razão e de direitos intrínsecos à natureza ("direitos naturais"), como o direito à vida, à liberdade e à propriedade. Desta forma, abriu-se espaço para o nascimento do Estado de Direito. A base para a concepção de cidadania é a noção de Direito. E a história do desenvolvimento da cidadania está relacionada à conquista de quatro tipos de direitos: os direitos civis, políticos, sociais e humanos. Há muito tempo cidadania deixou de ser simplesmente o direito de votar e ser votado e assumiu a luta pela educação de qualidade, saúde, informação, poder de participação na vida pública, igualdade de oportunidades, etc. Desta forma, a história da cidadania foi por muitas vezes confundida com a história das lutas pelos direitos humanos"

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
0

A cidadania se apresenta como um pilar para o exercício dos direitos civis, ou seja, ela auxilia na busca por políticas sociais, além de fundamentar o uso dos direitos e deveres que são comuns a todo e qualquer cidadão presente em sociedade. Alternativa C.

Como a cidadania está ligada aos direitos fundamentais?

Segundo nossa Constituição Cidadã, Promulgada em 1988, vemos os direitos fundamentais que todo indivíduo possui, como direito à educação, à uma vida digna, à saúde pública, bem como seus deveres e obrigações, como o voto a partir de 16 anos até os 65 de forma obrigatória, o alistamento militar para a figura masculina entre 17/18 anos.

Assim, essas e outras bases que estão presentes no nosso cotidiano,  representam a busca por uma organização equilibrada coletiva no ambiente social.

Completando:

A cidadania permite compreender e explicar a realidade; permite que as pessoas adquiram os saberes práticos do senso comum em um quadro assimilável e compreensível, coerente com os valores aos quais eles aderem.

A cidadania define a identidade e permite a proteção da especificidade dos grupos. Representa os indivíduos e os grupos no campo social, permitindo a elaboração de uma identidade social e pessoal gratificante, compatível com o sistema de normas e de valores social e historicamente determinados.

A cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na Constituição de um país, por parte dos seus respectivos cidadãos (indivíduos que compõem determinada nação). Pode ser definida como a condição do cidadão, indivíduo que vive de acordo com um conjunto de estatutos pertencentes a uma comunidade política e socialmente articulada.

A cidadania guia os comportamentos e as práticas, sendo prescritiva de comportamentos ou de práticas obrigatórias. Ela define o que é lícito, tolerável ou inaceitável em um dado contexto social.

A cidadania permite a justificativa das tomadas de posição e dos comportamentos, tendo por função preservar e justificar a diferenciação social e, ainda, podem estereotipar as relações entre os grupos, contribuir para a discriminação ou para a manutenção da distância social entre eles.

Mais sobre cidadania:

https://brainly.com.br/tarefa/23253072

#SPJ4

Perguntas interessantes