A CHUVA A chuva derrubou as pontes. A chuva transbordou os rios. A chuva molhou os transeuntes. A chuva encharcou as praças. A chuva enferrujou as máquinas. A chuva enfureceu as marés. A chuva e seu cheiro de terra. A chuva com sua cabeleira. A chuva esburacou as pedras. A chuva alagou a favela. A chuva de canivetes. A chuva enxugou a sede. A chuva anoiteceu de tarde. A chuva e seu brilho prateado. ANTUNES, Arnaldo. As coisas. São Paulo: Iluminuras, 1996. A leitura e a análise linguística possibilitam investigar diferentes funções textuais produzidas por um recurso expressivo e os diferentes efeitos de sentidos. O recurso da repetição e estratégia que pode promover múltiplos e vários efeitos. as frases do texto começam com “a chuva”.
Esse recurso é utilizado para
( ) Provocar a percepção do ritmo e da sonoridade
( ) Provocar uma sensação de relaxamento dos sentidos.
( ) Reproduzir exatamente os sons repetitivos da chuva
( ) Sugerir a intensidade e a continuidade da chuva
Soluções para a tarefa
Respondido por
57
Sugerir a intensidade e a continuidade da chuva
jocilenealuquerque:
oi
Respondido por
5
Esse recurso é utilizado para:
D) sugerir a intensidade e a continuidade da chuva.
Explicação:
O fato de todas as frases do texto começarem com o termo "a chuva" sugere a repetição e a intensidade desse fenômeno natural.
Lendo o texto, temos a impressão de que a chuva parece ocorrer o tempo todo ("a chuva durou muitos dias"), estar em todos os lugares e parece muito intensa, pois derruba pontes, transborda rios, esburaca pedras, alaga a favela, etc.
Esse recurso é chamada anáfora, recurso linguístico que consiste na repetição de uma palavra ou expressão no início de cada verso ou frase com a intenção de enfatizar uma ideia.
Leia mais sobre figuras de linguagem em:
https://brainly.com.br/tarefa/22839915
Anexos:
Perguntas interessantes
Pedagogia,
8 meses atrás
Química,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Sociologia,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás