Analise o fragmento do texto de Eric Hobsbawm acerca da primeira metade do século XX:
[...] Ele começa com a Primeira Guerra Mundial, que assinalou o colapso da civilização (ocidental) do século XIX. Tratava-se de uma civilização capitalista na economia; liberal na estrutura legal e constitucional; burguesa na imagem de sua classe hegemônica característica; exultante com o avanço da ciência, do conhecimento e da educação e também com o progresso material e moral; e profundamente convencida da centralidade da Europa, berço das revoluções da ciência, das artes, da política e da indústria e cuja economia prevalecera na maior parte do mundo, que seus soldados haviam conquistado e subjugado; uma Europa cujas populações (incluindo-se o vasto e crescente fluxo de emigrantes europeus e seus descendentes) haviam crescido até somar um terço da raça humana; e cujos maiores Estados constituíam o sistema da política mundial. Para essa sociedade, as décadas que vão da eclosão da Primeira Guerra Mundial aos resultados da Segunda foram uma Era de Catástrofe. Durante quarenta anos, ela foi de calamidade em calamidade. Houve ocasiões em que mesmo conservadores inteligentes não apostariam em sua sobrevivência[...] ( Eric Hobsbawm, 1994, p. 6 )
O trecho acima permite concluir que:
I- A crença nos poderes da ciência e do progresso econômico como base da civilização ocidental sofreu uma grande crise e crítica social passando a denunciar a alienação do homem diante da vida e o uso da razão apenas como instrumento de dominação a serviço dos interesses financeiros das potências capitalistas.
Isso porque,
II- Com efeito, o mundo parecia caminhar inevitavelmente rumo à catástrofe. Ainda mais quando, ao final da Segunda Guerra, os Estados Unidos fizeram explodir, pela primeira vez, as bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki.
Escolha uma:
a. Apenas II é verdadeiro.
b. Apenas I é verdadeiro.
c. Ambos são verdadeiros, todavia, sem relações entre si.
d. Ambos são verdadeiros e II é a justificativa para I.
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. Ambos são verdadeiros e II é a justificativa para I.
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